TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

17* Numa celebração para ratificar o criacionismo

Ålborg Ano 4 # 1294

Esse é o primeiro registro que faço do gabinete que me foi destinado para estas três semanas na Aalborg Universitet. Talvez, por primeiro, mereça que faça um registro fotográfico da vista que tenho da ampla janela. A paisagem da neve se acumulando no suave cair dos flocos me seduz. Divago, imaginando que há uma semana vivia um calor senegalesco no Brasil.

Esta manhã às 8h (não vou mais referir que no Brasil ainda fossem 5h, pois a diferença de fuso já foi superada) a Paola nos apanhou e viemos, contemplando uma região da cidade que desconhecia, à Universidade. Aqui chegando fui apresentado a vários colegas. Instalado no meu gabinete, foi providenciado possibilidade de conexão de meu notebook a uma rede a cabo, pois desde segunda-feira não venho tendo sucesso com isso no apartamento. Ocorre que por um problema ainda insolúvel em meu computador não consegui ainda nem conexão por cabo e nem sem fio. Não ter ainda conexão desde a manhã de domingo, ainda em Porto Alegre não é trivial. Assim como as duas primeiras edições dinamarquesas do blogue está também é postada com o notebook da Gelsa.

Um registro de nosso cotidiano aqui: ontem ao final da tarde – leia-se 16 horas – recebemos a visita da Paola com suas filhas Cecília e Rebeca. Elas na noite que chegamos aqui nos encantaram com a decoração que preparam para o apartamento. Aqui uma amostra do mural que desenharam para aquele que é agora o nosso quarto.

Depois disso fomos jantar – aqui 17 horas é horário de janta – em um restaurante bastante próximo de onde moramos. As duas fotos mostram: uma, Paola com Rebeca e na outra a Cecília conosco,=.

Esta madrugada dava-me conta que a celebração litúrgica de hoje – quarta-feira de cinzas – a que me recorde meus tempos de católico participante (e militante) é a única data em que a Igreja faz uma cerimônia para ratificar sua a adesão ao criacionismo. Recordo que (certamente isso ainda se faz) que nesse dia se impunha na testa de cada fiel uma porção de cinza e o celebrante dizia: “Memento homo, qui es pulveris et pulveris reverteris” (ex-memoria citantur) ou “Lembra-te homem que és pó e ao pó retornarás”, se a memória não me traem numa citação que não ouço há muitos anos. Ou seja, hoje se recorda que Deus moldou um boneco de barro, isso é a partir de pó e nele insuflou uma alma imortal. Este corpo ora animado, que recebe as cinzas, haverá de se converter após a morte, novamente em pó. Esta é a primeira vez que faço essa conexão. Não sei se a cerimônia prossegue ou mesmo se isso foi/é praticado por outras denominações cristãs. Também não sei se semelhante evocação ocorre em outras religiões monoteístas (judaísmo e islamismo) que tem idêntica cosmogonia.

Uma retificação ao que escrevi ontem. A Dinamarca é membro da União Europeia desde 1973, embora não tenha aderido ao euro, conservando a Coroa Dinamarquesa como sua moeda. O mesmo ocorre com a Finlândia, a Noruega e a Suécia.

A Dinamarca é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar de governo. Possui um governo central e outros locais em 98 municípios. O país é um dos membros fundadores da OTAN.

De acordo com estatísticas oficiais (ainda de 2002), 84,3% dos dinamarqueses são membros da igreja estatal, a Igreja do Povo da Dinamarca também conhecida como Igreja da Dinamarca, uma forma de luteranismo. Outros professam predominantemente outras confissões cristãs, e há ainda cerca de 3% de muçulmanos.

A Dinamarca, com uma economia mista capitalista e um estado de bem-estar social, o país possui o mais alto nível de igualdade de riqueza do mundo. De 2006 a 2008, pesquisas classificaram esta país como "o lugar mais feliz do mundo", com base em normas de saúde, assistência social, e educação. O Índice Global da Paz de 2009 classificou a Dinamarca como o segundo país mais pacífico do mundo, depois da Nova Zelândia. A Dinamarca também foi classificada como o país menos corrupto do mundo em 2008, pelo Índice de Percepção de Corrupção, compartilhando o primeiro lugar com a Suécia e a Nova Zelândia.

Com mais essas pílulas dinamarquesas meus votos de uma muito boa quarta-feira de cinza que dá adeus ao carnaval e uma frutuosa quaresmas que hoje se inicia.

6 comentários:

  1. olá professor Chassot aqui que vos fala é o professor Mateus de Rio do Sul- SC aqui estava muito quente até o dia de domingo, agradeço pelos seus escritos e muito boa estadia.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo prof. Chassot: Acompanho com muita curiosidade - e admiração - seu novo périplo pelo exterior nevado. Em belém chove e faz calor, ambos em profusão. felizmente o carnaval acabou e a cidade retoma seu ritmo.
    Grande abraço na sua nova peregrinação acad~emica,

    José Carneiro

    ResponderExcluir
  3. Meu caro José,
    obrigado por teu comentário. O cenário é indizível para um homem equatorial como tu.
    Do carnaval há de restar o enterro dos ossos, ainda.
    Com amizade
    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Mateus,
    obrigado por desde Rio do Sul, que me acolheu em outubro com tanto carinho, estares acompanhado minha viagem.
    Obrigado pela leitura de Sete Escritos acerca de Educação e Ciência;
    Com estima

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Mestre Chassot, é um tanto curioso analisar como a religião persiste com seus dogmas mesmo em meio a um mundo onde é cada vez mais fácil ter acesso a informações de cunho científico. Talvez Nietzsche se aborrecesse ao ver como o plano metafísico ainda impera em uma sociedade cada vez mais dependente do científico.

    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  6. Meu querido Marcos,
    realmente as marcas da dominação das religiões continuam.
    Nietzsche mostrou isso muito bem em seu ‘Assim falou Zarastruta”.
    Obrigado por recuperares teu período de férias.
    Uma muito boa noite
    attico chassot

    ResponderExcluir