TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 30 de outubro de 2010

30.- Moça com brinco de pérola

Porto Alegre Ano 5 # 1549

Já meia manhã de um sábado fechado em Porto Alegre. Parece que a vigília do pleito nos faz reflexivos/temerosos. Prefiro me imaginar ressacado com mais um EDEQ que terminou.

Na edição 2010 inauguramos outro modelo. Começávamos na noite de quinta e encerrávamos ao meio dia de sábado. O novo modelo: manhã de quinta-feira ao começo da noite de sábado mostrou-se muito bom.

Ontem depois da segunda sessão do minicurso, voltei – não sem muita emoção – depois de quase 30 anos ao Instituto de Química (hoje, Faculdade de Química), onde fui professor de 1966-1981. Meu atencioso ex-aluno Marcus Seferin me disponibilizou sua sala para que pudesse redigir o final da conferencia. Na parte da tarde assisti diferentes atividades do EDEQ. Às 18h30min fiz a fala de encerramento, quando tentei responder a uma pergunta quase crucial: 30 anos de Educação Química no Rio Grande do Sul – E o futuro? não descurando a menção política que o momento ensejava.

Professores e alunos da FURG, que compareceram ao 30º EDEQ com camisetas anunciando em sua instituição o 31º tiveram sucesso com o simpático lobby. Em 22 e 23 de outubro de 2011 nos encontraremos em Rio Grande, a Noiva do Mar como há um tempo se chamava a cidade que detém o único porto marítimo do Rio Grande do Sul.

Ontem contei aqui de minha apreciação do pintor Vermeer e de alguns de seus quadros. Pois a dica de leitura sabática vem na esteira do acontecimento que contei ontem aqui. Moça com brinco de pérola é uma saborosa possibilidade de conhecermos mais o mundo da pintura holandesa no século 17, penetrando nos emaranhados da vida de Vermeer, conduzidos por Trancy Chevalier, uma escritora que parece usar a palheta para pintar palavras.

CHEVALIER, Tracy. Moça com brinco de pérola, Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2004, 6ªed. 240p. Original:Girl with a pearl earring. ISBN 85-286-0957-X.

Trracy Chevalier (nasceu em 1962 em Washington, DC) é uma romancista com um viés hitórico. Ela mora em Londres com seu marido e filho. Sua carreira começou com o livro A Virgin Blue, mas ela se tornou conhecida com seu romance Moça com brinco de pérola, um livro baseado na criação do famoso quadro de Vermeer. Seu último romance é notável Criaturas, baseado na vida Mary Anning uma coletora de fósseis inglesa do século 19.

É provável que muitos dos leitores deste blogue, como eu, nunca tenham estado em Delft. Ao terminar a leitura de Moça com brinco de pérola, a histórica cidade holandesa nos será familiar, pois junto com Griet percorremos suas ruas, atravessamos praças, margeamos canais e vamos aos mercados e à igreja e também a acompanhamos em seus encontros furtivos com o namorado em becos mais discretos.

Em Delft passamos a viver muito na casa de Jan Vermeer (1632-1675) um dos maiores pintores do século 17 e o acompanhamos a criação de alguns se seus 35 quadros, que hoje se constituem num dos maiores acervos do barroco holandês. Numa trama sagaz entre ficção e realidade, Tracy Chevalier nos envolve com um importante personagem da História da Ciência, freqüentador da casa do pintor: Antoni van Leeuwenhoek, um fabricante de microscópios em Delft e autor de importantes descobertas da biologia celular.

Griet - a heroína do livro - é uma menina contratada para ser uma das empregadas, deixando sua família protestante para viver entre católicos - quando as condições de trabalho de uma criada se assemelhavam quase à escravatura - e se torna, então, modelo do pintor, sendo retratada em famoso quadro, que dá título do livro. Ter usado os brincos de Catherine, mãe dos 11 filhos do pintor, atrai a ira da esposa e traz ao romance desfecho imprevisível.

O romance de Tracy Chevalier foi adaptado para o cinema, com filme homônimo, dirigido por Peter Webber, com três indicações ao Oscar 2004 (Direção de Arte, Fotografia e Figurino) numa produção de Luxemburgo e do Reino Unido.

A Moça com brinco de pérola nos leva pela imaginação de Tracy Chevalier - uma estudiosa de Delft e da obra de Vermeer - a viajar ao século 17, tão pleno de interrogações que ainda se fazem atuais nos dias de hoje. A magia da leitura me entusiasma a recomendar a fruição de uma viagem a Delft nesse romance empolgante.

om tão colorida e saborosa dica nada mais resta que desejar um muito bom

sábado. Sei que já estamos de olho no dia de amanhã. Vivemos mais uma vez em vigília de um momento cívico que é decisivo não para a Educação brasileira, mas para a nação brasileira ou para as nações latino-americanas.

6 comentários:

  1. Bom dia Professor!
    Sabe que, em meio a meus estudos sobre HQ's para o Trabalho com meus alunos, acabei encontrando uma adaptação deste "Moça com brinco de pérola" para quadrinhos?!
    Muito interessante!
    Aliás, encontrei várias outras adaptações da literatura, fato que adorei, pois muitos de nossos alunos hoje [pelo menos da faixa etária que atendo] parece que perderam o hábito da leitura, e esse tipo de adaptação os faz curiosos em conhecer a obra original!
    =]
    Um ótimo domingo ao senhor e aos seus!
    .
    p.s.:Adorei o navio!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

    ResponderExcluir
  2. Querida Thaiza,
    que bom numa linda manhã nervosa aqui receber teus dois queridos comentários.
    Os quadros do Vermeer me encanta e Moça com brinco de pérola enfeitam os fazeres de teus alunos.
    Um afago com sonhos
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,
    foi um grande prazer poder te acompanhar por alguns momentos na sexta-feira e levar meus alunos para ouvirem tua palestra de encerramento do XXX EDEQ. No caminho eu ia contando a eles que tu me ensinaste que não se pode dizer que vendeu vinte peixes (na verdade falavas em carros, mudei só um pouquinho...) se ninguém comprou nenhum, que não adianta mudar um currículo se os professores não aceitarem as mudanças, que cada ciclo se encerra em si e, se não estou enganando, o que é potencial de ionização.
    Agora falando disso lembrei da manhã (pós-greve de 84, ano em que nevou em porto alegre), quando tu sentado sobre a mesa do professor fingias não perceber que sujara o nariz com giz e nos dizia: "ninguém sente cheiro de giz, giz não tem pressão de vapor". Nós rimos muito e dizias: "Tão rindo do que, gentes?"
    Eis aí o toque do grande mestre, o toque da ilusão. Manter ilusões vivas e continuamente criar novas sempre foi um dos teus fortes, né?
    O que mais me deixou feliz nesses dias foi ver que continuas multiplicando teus peixes e os vendendo a quem quer que tenha a sorte de estar por perto e comprá-los.
    Grande abraço,
    Marcus Seferin

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Marcus,
    me emocionas quando passado mais de um quarto de séculos aditas emoções tão próximas de meu ser professor. Encantei-me como de maneira tão carinhosa ‘me cuidaste’ na sexta-feira, oferecendo-me tua sala e teu loguin. Comovi-me com a história do café na cama.
    Aprendi muito contigo.
    Obrigado pela visitação deste blogue;
    A renovada admiração do

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Jose Serra vencerá, fácil, mais uma vez, eleição de São Paulo. Os adversários ou são bandidos ou piadas de mau gosto.

    ResponderExcluir
  6. Professor, sou leitora de Tracy Chevalier, não sei se o Senhor poderia me ajudar, pois estou pesquisando os livros dela que não li e não encontro os três últimos aqui no Brasil. Li os quatro primeiros. O Senhor sabe se os três últimos foram publicados em português? Desde já agradeço, um abraço!

    ResponderExcluir