TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

26.- A Universidade do Adulto Maior em pesquisa

Porto Alegre Ano 5 # 1574

Uma sexta-feira que sabe a fim de semana. Tenho hoje almoço com meu trio ABC (André + Bernardo + Clarissa). Mas o shabath para curtir só começará depois das aulas de Metodologia da Pesquisa no Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão esta noite, quando também a Gelsa estará voltando do ITerra em Veranópolis, onde está em atividade de campo desde ontem.

Como prometi ontem, apresento um comentário acerca da defesa da dissertação de Sarisa da Rosa Barbosa ocorrida na tarde de ontem. É oportuno, em uma descrição melhor da sessão, que se traga destaque a dimensões extra-defesa que marcaram a sessão que foi instalada pelo Prof. Dr. Jerri Luiz Ribeiro, Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão.
Destaquei, então, na minha fala, que o ato acadêmico estaria marcado por duas dimensões antípodas. Uma de tristeza, onde aflora saudade e outra pela alegria, traduzida pela expectativa.

A primeira, com a evocação de 2 de julho quando o Centro Universitário Metodista do IPA foi atingido pela dolorosa noticia da morte prematura do Prof. Dr. Atos Falkenbach (1968-2010). O Atos era o orientador da Sarisa e, evidentemente, a tarefa que me coube em sucedê-lo foi ingente, porque todos ainda nos lembramos do orientador e pesquisador prestigiado que fora e quanto migrar de padrasto para orientador se fez não sem dificuldades.

A segunda, a notícia que está em toda imprensa gaúcha: a escolha do Prof. Dr. José Clovis de Azevedo como futuro Secretário de Educação do governo que se instalará no Rio Grande do Sul em 1º de janeiro. A presença do José Clovis nesta tarde, nesta banca, vencendo o assédio da imprensa, traduz o quando o apreço que ele dá à dimensão acadêmica. Todos temos uma imensa expectativa com novas possibilidades para a Educação gaúcha.

Destaquei que, a estas duas dimensões que permeiam nossos sentimentos nesta

defesa de dissertação, não poderíamos deixar de considerar o significado institucional da Universidade do Adulto Maior. A UAM é coordenada pela professora Rosane Papaleo Freire, que prestigiou não apenas a sessão de defesa, mas ofereceu a maior colaboração durante realização da pesquisa. Eu pessoalmente destaco que minha ação enquanto docente da UAM se constitui em um dos meus fazer acadêmicos mais relevante. Isto parece ratificado enquanto adentrei no relato da Sarisa.

Vencido estes atos, que classifiquei como extra-defesa, trago o resumo da dissertação: ‘O presente estudo volta seu olhar para as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e práticas sociais de inclusão desenvolvida no Centro Universitário Metodista – IPA. Surge da necessidade de resgatar, descrever e interpretar aspectos fundamentais do movimento de inclusão desenvolvido, nas últimas décadas. No caso desse estudo têm por objetivo principal investigar a origem, a organização, os impactos sociais do projeto Universidade Adulto Maior no Centro Universitário Metodista – IPA, bem como suas repercussões nos participantes das atividades. O referencial teórico está fundamentado em temas relacionados ao idoso, movimentos inclusivos de IES privadas no Brasil e o tema da inclusão social. A metodologia com abordagem qualitativa etnográfica, na modalidade do estudo de caso, que busca descrever os significados do grupo em estudo. Foram utilizadas as entrevistas, as observações e a análise documental como coleta de informações. A pesquisa pretende contribuir para a análise e reflexão do movimento social de inclusão na IES, bem como descrever e avaliar a repercussões e impactos do referido projeto na IES e nos participantes do Projeto, favorecendo o desenvolvimento relacional entre conhecimento acadêmico e atividades sociais’.

Ao final a exposição oral do trabalho pela mestranda, esta prestou esta homenagem: Dedico está dissertação ao querido Mestre e Orientador Prof. Dr. Atos Prinz Falkenbach (*04/06/1968 +02..07/2010), falecido no decorrer deste trabalho. Um grande amigo que foi um exemplo de dedicação, sempre me incentivando. Agora permanece a saudade do grande pesquisador que tinha como preocupação o desenvolvimento humano, a inclusão, a acessibilidade, as pessoas com deficiência. Doutor Atos deixou muitos seguidores de seus ensinamentos e estará sempre em nossa memória.

A arguição da mestranda se iniciou com os comentários da Prof. Ane Lise Dalcul, coordenadora do curso de Engenharia de Produção, que fora a orientadora da Sarisa quando esta se graduou em Administração de Empresa. A professora Ane Lise ao destacar o significado do trabalho mostrou a poderiam ser acrescentados alguns detalhes descritivos metodológicos que poderiam dar mais consistência a redação. O Professor José Clovis reconheceu relevante a produção, mas mostrou o quanto poderia haver um maior adensamento da parte histórica e também um comparativo ente as posturas de diferentes culturas em relação ao velho.

Registrei ainda o quanto a Sarisa foi uma orientanda muito decidida nas suas ações. Disse da minha satisfação em estar levando mais uma dissertação – a 21ª – a defesa.

Ao final a banca elaborou um parecer considerando aprovada a dissertação Universidade Adulto Maior do Centro Universitário Metodista- IPA: Um estudo etnográfico e estando Sarisa da Rosa Barbosa apta a receber o título de Mestre em Reabilitação e Inclusão.

Com votos de uma excelente sexta-feira, um convite para nos lermos amanhã. Lembrando que sábado dia de dica de leitura.

10 comentários:

  1. Querido Chassot,
    Parabéns para Sarisa!!!!
    Te agradeço pela grande contribuição que nos ofereceu durante todo o semestre. Semana que vem encerro a disciplina História e Filosofia da Química, e te digo que meus alunos participaram bastante, falamos de tuas escritas em todas as aulas. Seus livros foram ótimos aliados para esta tarefa que sem você não teria tido tanto sucesso.
    Obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  2. Muito querida colega Joélia,
    agradeço em nome da Sarisa os cumprimentos vindos desde a querida Jequié.
    Agradeço também a parceria acadêmica que tivemos. Senti-me muito na UESB neste semestre contigo, com teus alunos e com meus livros.
    Com expectativa de continuarmos juntos,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Professor. Lí o Blog. Está maravilhoso. Sinto-me honrada em, de alguma forma, ter colaborado para este processo. Mais honrada ainda, enquanto estando na Coordenação deste programa, contar com sua participação. Bom final de semana.

    Abraço.
    Rosane Papaleo Freire

    ResponderExcluir
  4. Estimada colega Rosane,
    obrigado por tua mensagem. Tu conheces meu entusiasmo pela Universidade do Adulto Maior e minha admiração pelo trabalhos que fazes na coordenação da mesma.
    Com muitos planos para os próximos semestres.
    Com estima
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Dr. Attico realmente foi uma quinta-feira de muitas emoções em minha defesa do Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão. Não poderia deixar de comentar o quanto este momento foi importante para mim; agradeço Dr. Attico pela sua dedicação que tornou possível está minha conquista, alcançar o objetivo proposto de minha pesquisa foi gratificante.
    Gostaria de resaltar que fiquei muito contente com a escolha do professor José Clovis como futuro Secretário de Educação. Hoje quando li o blog relembrei os momentos da banca de defesa e fiquei honrada em ter escolhido o tema A Universidade Adulto Maior do Centro Universitário Metodista IPA: Um Estudo Etnográfico, um programa de extensão que torna possível a inclusão de Adultos Maiores dentro do Centro Universitário.
    Att.
    Sarisa Barbosa.

    ResponderExcluir
  6. Meu Querido Chassot! Leio tua blogada de hoje e me convenço, a partir de teus relatos, de que o futuro Secretário de Educaçao de nosso Estado terá um olhar diferenciado daquele que prepondera no atual governo, e cujas ações pouco ou quase nada acrescentou. Meus Parabéns à Sarisa por tema tão relevante e pelo título obtido, com um Padrasto Orientador tão competente. Sobre o tema acessibilidade, ainda hoje estive conversando com o Diretor da ACADEF (Assoc. Canoense dos Def. Fisicos), Jorge Cardoso, e fiquei encantado com pessoa tão maravilhosa e de fácil acesso. Assumi com ele hoje o compromisso de um trabalho voluntário à frente da instituição, visando a preparaçao de material didático para qualificação de PPDs e seus parentes. Grande abraço - JB

    ResponderExcluir
  7. Muito querido Jairo,
    sabes do orgulho que tenho em ser professor da Universidade do Adulto Maior. Assim o trabalho da Sarisa me empolgou. Ela recebe cópia deste comentário para que conheça teus cumprimentos.
    Vibro com a escolha do José Clovis.
    A desafio. Enquanto professor de Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão aprendi ter outros olhares para a inclusão; Parabéns por tua generosa doação em prol dos portadores de necessidades especiais.
    Com continuada admiração

    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Muito querida Sarisa,
    foi uma vitória merecida tua.
    Vibro contigo.
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Chassot,
    obrigado.
    O teu Blog está muito bom e lindo. Para mim mais de que honroso estar nele inserido com tanto frequencia. Tento postar um comentário, não sei se faço a operação tecnicamente correta.
    Abraço com afeto
    Jose Clovis

    ResponderExcluir
  10. Muito querido amigo Jose Clovis,
    muito honrado com tua presença neste nosso blogue.
    Ontem à noite, na aula do Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão, senti o quanto estamos todos vibrando com a escolha do futuro governador. Se torcida se converter em orações o secretário de Educação terá uma gestão abençoada.
    Com continuada admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir