TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

20.- "A Rede Social"bis

Porto Alegre Ano 5 # 1600

Uma segunda-feira que abre uma semana que culmina em festividades. No domingo de ontem, o rescaldos do tsunami da noite de sexta-feira. A lavação da fonte, para retirar quase um quilo de farinha de mandioca ‘oferecida’ aos peixes exigiu cerca de três horas para esvaziar a fonte, lavar pedras e britas, prepara nova água desclorada para as carpas. Foi uma longa tarefa, que terminou com perdas de dois peixes.

Ontem trouxe um pequeno comentário – como soem ser as blogadas domingueiras – acerca do filme que assistira no sábado. A Folha de S. Paulo de ontem dedicou uma páginainteira ao sucesso do filme que já desponta para o Globo de Ouro e o Oscar, expõe mais um aspecto do imenso poder do Facebook. Eis a notícia do jornal:

Mark Zuckerberg – fundador do Facebook foi – eleito o homem do ano da revista "Time", o Facebook chegou aos 550 milhões de usuários e o filme "A Rede Social", em cartaz no Brasil, é o favorito ao Globo de Ouro -mais do que nunca a prévia do Oscar.

Mais do que um avassalador "barba, cabelo e bigode", essas conquistas se complementam para alicerçar o plano de dominação global que Zuckerberg disparou há muitas madrugadas num dos dormitórios de Harvard.

O Facebook se tornou a maior rede de relacionamentos pela reunião de ótimas sacadas para fisgar usuários. "A Rede Social", apesar de traçar um retrato desprezível de Zuckerberg, detalha como elencou as ideias que construíram um endereço tão funcional, amigável e sedutor na internet.

Apesar de uma ou outra declaração contra sua representação na tela, Zuckerberg deve agradecer bastante ao diretor David Fincher. O filme mostra a genialidade do criador e a força da criatura, tão impactante na vida das pessoas que o caráter no mínimo duvidoso do personagem acaba ficando em segundo plano.

Em uma cena, ele compara sua criação à moda. "As roupas mudam, desaparecem, mas a moda nunca vai acabar." Em outro momento, Sean Parker, que destruiu a indústria do disco com o Napster, se une a Zuckerberg e dá um conselho ao sócio: nunca vender o Facebook. "Você não sabe que tamanho isso vai ter, como saber então o quanto pode valer?"

A "nação Facebook" já é a terceira maior do mundo. Por enquanto. China e Índia dependem da disposição de seus casais para povoar territórios; o site precisa de poucos cliques no mouse para engrossar suas fileiras.

A condição de bilionário aos 26 anos de Zuckerberg perde importância. Mais do que os US$ 7 bilhões no banco, sua figura é associada à força política de uma ideia que foi comprada por meio bilhão de pessoas.

A capacidade de mobilização do Facebook ainda não foi testada. Seus usuários navegam em 75 idiomas, 24 bilhões de minutos por dia.

Difícil prever o resultado de uma convocação direta de Zuckerberg a seus seguidores espalhados pelo mundo. Isso sim é ter poder.

Agora volto à Academia depois de duas semanas de um recesso gripal, que está superado. Quando apresento meus votos de uma excelente segunda-feira, em uma semana que no seu ápice terá a festa maior da cristandade, antecipo para esta terça-feira um texto opiniático: Facebook molda o mundo à nossa própria semelhança. Assim, até amanhã.

4 comentários:

  1. Meu caro Mestre Chassot
    Já nao consigo imaginar minhas atividades sem o uso das Redes Sociais e da contribuiçao que trazem ao nosso cotidiano, principalmente a nós que trabalhamos com educaçao. É claro que como tudo nessas realidades, há que se tomar algumas precauçoes com o uso indevido das mesmas. Novamente quero agradecer a referência na revista do SENAC ao nosso trabalho em parceria sobre o Desperdício. Abraço do JB

    ResponderExcluir
  2. Muito querido Jairo,
    obrigado por tua estada aqui. Foi oportuno citar teu trabalho no encerramento de um artigo na Revista Competência do Senac, que coincidia com o teu blog postado ontem.
    Realmente as redes sociais são também nossa ‘nova turma’. Ainda tenho que aprender mais sobre as mesma.
    Volto ao assunto amanhã.
    Uma semana natalina

    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Inesquecível Chassot,
    Que bom, recuperou de uma gripe.
    Te desejo um natal muito especial e feliz. Que 2011, venha cheio de inspirações, para novas escritas, sucesso,saúde,dinheiro,realizações e muita paz. Obrigada pela grande contribuição em 2010, 2011 estaremos juntos pela educação científica novamente.
    Saudades!!!!

    ResponderExcluir
  4. Joélia querida,
    obrigado por teus votos. Desejo a ti e aos teus alegrias pelas festas e um 2011 com muita Paz.
    Tomara que novo ano possamos nos encontrar,
    Um afago carinhoso do
    attico chassot

    ResponderExcluir