TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

22, - Mais uma estreia

Porto Alegre * Ano 5 # 1664

Hoje à noite, com a primeira aula de Conhecimento, Linguagem e Ação Comunicativa [ontem as aulas eram somente para turmas de calouros] inauguro oficialmente meu 101º semestre letivo. Talvez ficasse mais elegante dizer como era em 1961: 51º ano letivo.

Neste semestre minhas aulas na graduação serão nas manhãs de segundas-feiras (para curso de Música) e noites de terças-feiras (Cursos de Filosofia, Educação Física e Matemática). A disciplina Conhecimento, Linguagem e Ação Comunicativa terá sua primeira edição no Centro Universitário Metodista do IPA neste semestre. A ementa “aborda as diferentes escolas em teoria do conhecimento e filosofia da linguagem, discurso e comunicação. A teoria dos ‘atos de fala’ e os processos comunicativos orientados ao entendimento mútuo. A teoria da ação comunicativa e seus críticos. A linguagem como entendimento e condição de possibilidade da experiência educativa. Deliberação e processos democráticos de tomada de decisão. Comunicação, ética e práticas educacionais”. É mais uma estreia.

Um significativo registro, ainda do fim de semana. A Gelsa e eu assistimos:

O Discurso do Rei / Original: The King's Speech / Lançamento: 2010 / Origem: Inglaterra / Direção: Tom Hooper / Atores principais: Colin Firth, Helena Bonham Carter, Geoffrey Rush, Michael Gambon / Duração: 118 min / Gênero: drama / Censura: 12 anos.

Bertie (Colin Firth) sofria de um grave problema de gagueira desde a infância. Sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), a futura Rainha Mãe, consegue, as escondidas do marido um excêntrico terapeuta da fala, Lionel Logue (Geoffrey Rush). Depois de um começo difícil, os dois embarcam em um tratamento pouco ortodoxo e, passam formar, depois de muitas tensões um vínculo inquebrável.

Após a morte de seu pai, o rei George V (Michael Gambon) e à abdicação escandalosa do Rei Eduardo VIII (Guy Pearce) [reinou apenas de 20 janeiro a 11 dezembro de 1936], quase de repente Bertie é coroado como rei George VI do Império Britânico, que representava então, um terço do Planeta.

O país estava à beira de uma guerra contra a Alemanha nazista de Hitler e precisava desesperadamente de um líder. Com o apoio de Longue, da família, do governo e de Winston Churchill (Timothy Spall), o Rei consegue superar sua gagueira e proferir o seu mais importante discurso no rádio, inspirando o seu povo e os unindo para a iminente batalha contra os alemães na Segunda Guerra Mundial.

George VI, nascido Albert Frederick Arthur George (1895 - 1952), enquanto Duque de York, casou-se com Lady Elizabeth Bowes-Lyon em 1923 e os dois tiveram duas filhas: a atual Rainha Elizabeth II e a Princesa Margareth. Foi o terceiro membro da Casa de Windsor a assumir o trono do Reino Unido. Foi ainda o último Imperador da Índia até 1947. Foi rei entre 1936 e 1952, ano em que faleceu, sucedido pela filha Elizabeth, já no trono há 59 anos.

O Discurso do Rei, baseado na história real do rei George VI, é comovente pelo ingente esforço de Bertie e de Lionel, seu terapeuta na busca do príncipe e depois monarca para superar a gagueira. A esposa é talvez a figura mais importante e audaciosa. Um excelente e comovente esforço na superação de uma dificuldade removível, mas que impedia o pleno exercício do reinado.

Com uma sugestão de um bom filme, que parece muito especial, especialmente para aqueles de nós que tem na fala o principal instrumento de trabalho, votos de uma excelente terça-feira.

8 comentários:

  1. Mestre Chassot!
    Nao posso deixar de aceitar a sugestao de assistir O DISCURSO DO REI, posi alem da questao historica, tenho preferencia por casos reais e sou pouco adepto da ficçao. Estava aqui fazendo os calculos sobre a minha vida docente, após teu relato de que esse é teu 101.o semestre, e me dei conta de que esse é meu 9.o ano como professor e que em 2012 cumpro minha primeira década nessa atividade. O tempo passa muito rapido. Abraço do JB.

    ResponderExcluir
  2. Meu caríssimo Jairo,
    primeiro jubilemo-nos por teu ingresso no 10 ano de magistério. Destes estou perto desde 2005, estou certo?
    Encanta-me que tenhas gostado da sugestão de George VI. Vais gostar do filme.
    Obrigado por teu amável comentário,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Attico,

    neste fim de semana, o Jornal do Commercio publicou on-line um especial sobre mobilidade urbana em Recife - pode ser de teu interesse, já que trabalhastes o tema da mobilidade urbana nestes dias.

    Por aqui, há previsão de fortes chuvas para este período entre março e maio, inclusive é preocupante, pois o volume previsto é superior em demasia à capacidade de escoamento. espero que a previsão seja exagerada.

    Grande abraço,

    PAULO MARCELO

    ResponderExcluir
  4. Meu querido Marcelo,
    pois neste fim de semana lembrei de ti num texto da Folha de S. Paulo que te envio em separado, pois mostra que luz mal planejada destrói céu noturno. Eletricidade ineficiente joga postes luz de pra cima; hoje, normas técnicas sobre o assunto ainda são insuficientes. Em Brasília, número de estrelas observáveis a olho nu caiu de 2.000 para 150 em 20 anos devido à iluminação.
    Lembrei-me de di, quando relataste que o ‘apagão’ facilitou ver estrelas. Ora direis ver estrelas.
    Obrigado por teu apreço com este blogue,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Fico contente em ler o nome Filosofia incluída nos cursos ministrados pelo sr. Foi mantida pelo IPA, então? Recebi tantos email falando do possível fim da Filosofia IPA, que julguei estar ela morta já! Conta com quantos alunos?

    abraços, mais felizes com esta notícia

    ResponderExcluir
  6. Marília querida,
    contém um pouco esta alegria. Não tem havido novas turmas. Estes alunos, não sei ainda quanto são, são um ‘resíduo, no bom sentido’ de semestres anteriores.
    Estou expectante, Amanhã, quando tenho uma supressa em termos de relógio neste blogue [veja isto como aliciamento de leitores], conto quantos alunas da Filosofia tem.
    Saudades de nosso grupo da Filosofia com nossas hora da rodinha,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Oi professor, ainda bem que sua aula na prática é bem mais gostosa e menos traumatizante que a ementa. Adorei bater papo nela e adorei as dicas do blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Estimados alunas e alunos da turma de Conhecimento, Linguagem e Ação Comunicativa das noites de terças-feiras,
    recebi um comentário no blogue da Alexandra. Não tenho o endereço pessoal dela para agradecer, assim tomo a liberdade de compartir com vocês este comentário.
    Na expectativa de estarmos juntos amanha de noite, um bom ocaso de fevereiro a cada uma e cada um

    attico chassot

    ResponderExcluir