TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 5 de fevereiro de 2012

05.- UMA PROSAICA BLOGADA DOMINICAL



Ano 6 *** www.professorchassot.pro.br *** Edição 2013
Perdoem-me meus leitores de antanho, mas para preciso advertir aos neo-adventícios: as blogadas de domingo querem ser light (= leves e breves). Não há como pensar, em um domingo, em algo pedregoso como, por exemplo, o assunto de ontem. Ainda mais, em um dia em que se troca nome desta Porto Alegre para ‘Forno Alegre’, quando os jornais registram 45ºC como sensação térmica.
Ontem pela manhã escrevia em meu diário: ‘estou que nem guri em parque de diversão: jornais, revistas, livros, blogs, deitar na rede e olhar nuvens que passam com chuva, e não deságuam... não sei onde começar! ”Então, recebo uma mensagem: “Estou tão feliz que nem posso acreditar... terminei a dissertação!!!  Sim... nesse momento, mais precisamente às 04h45mim da manhã.... [...] Profe!  estou mandando toda a dissertação, ainda sem formatação, tá? Vou esperar que tu a revises para que eu faça todas as alterações de uma vez só”. ¿Sabem que decidi fazer?... desligar-me da Web.
Ontem, meu filho Bernardo veio buscar-me para almoçar. Melhor que o almoço, foi ficar na cozinha, temperando com evocações (ah! Minha mãe não cozinhava feijão sem manjerona!), as panelas nas quais a Carla preparava manjares que se antecipavam como saborosos.
Apreciei levar para a Maria Antônia, a primogênita dos sete netos, um pote de araçás. Estes, produção de um arbusto que ela ajudou a plantar, há seis anos, para celebrar um período em moraram aqui na Morada dos Afagos.
Para encerrar: duas notícias de jornais deste fim de semana. Quem, como eu foi alfabetizado em uma lousa em que se escrevia com estilete de ardósia sobre uma lâmina da mesma pedra, ao ler estas ‘novidades’ parece poder dizer com Neruda: Confesso que vivi!


Colégios particulares do país passaram a incluir tablets nas suas listas de material escolar. Em alguns casos, esses computadores portáteis com acesso à internet e tela sensível ao toque são vendidos nas próprias escolas.

O Tribunal de Justiça de São Paulo implantou em janeiro um auxílio para seus desembargadores e juízes no valor de R$ 2.500 para a compra de notebooks, netbooks ou tablets. O benefício pode ser usado a cada três anos.


Estas duas informações poderão pautar blogadas. Por ora, além desta promessa, votos de um muito bom domingo.
MEMORANDUM: Permito-me recomendar para quem não leu a dica de leitura sabática no blogue de ontem: ASCENSÃO / GLÓRIA / DERROCADA DE KARADIMA — O SENHOR DOS INFERNOS que visite aquela edição para saber um pouco acerca da hipocrisia de um sacerdote chilenos que por mais de 20 anos abusou sexualmente das mesmas pessoas das quais se intitulava ‘diretor espiritual’.
Mesmo sendo um assunto asqueroso, temos o dever de disseminar escândalos como esses, para alertar aos pais que acautelem seus filhos de falsos pastores, que na verdade são lobos travestidos com peles de ovelha.
Vale divulgar para alguém detalhes ali expostos.

3 comentários:

  1. Olá, Mestre!
    Estava em um curso e o professor usou como exemplo a foha de uma dada planta, bom, como alguns não a conheciam, ele se comprometeu em trazê-la no dia seguinte, quando um dos colegas dispensou a trazida, sugerindo que fossemos pesquisar na internet. ´Fico pensando se é assim que vamos re-conhecer o mundo daqui para frente... E as escolas ainda serão as comerciantes, aiaiai

    ResponderExcluir
  2. Bom domingo, Mestre!
    Que nosso padroeiro S. Pedro lhe conceda um alívio para este calor de "Forno" Alegre, que eu já conheço bem...
    Ir ao sul, só depois do veranico...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,
    quando presenteias araçás para a neta me recorda a infância quando ficava em pé sobre o lombo do cavalo para colher os araçás mais bonitos que ficavam mais acima, nos galhos altos. Precisava colher duas latas de tinta (3,5kg) para satisfazer a família de capinadores que torravam sob um sol de 40º na plantação de milho. Levava-os com água da sanga para que ficassem fresquinhos. Tua blogada me trouxe uma boma lembrança.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir