TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 9 de julho de 2012

09.- CIENTOLOGIA VEROSSÍMIL COM...

Ano 6*** WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR ***Edição 2168
Há poucos dias, no seminário “Educação e Inclusão” do Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão referiu-se estudo da antropóloga estadunidense, Margaret Mead (1901-1978), conhecida pelo seu trabalho de campo na Polinésia. Em um de seus estudos, como resultado de suas observações antropológicas de culturas ‘primitivas’ e de culturas ‘desenvolvidas’, descreve três processos básicos de educação envolvendo as gerações: culturas pós-figurativas em que os velhos ensinam as gerações mais jovens; culturas cofigurativas nas quais ocorre a coeducação entre os contemporâneos e culturas pré-figurativas onde os jovens passam ensinamentos aos mais velhos.
Pois neste domingo vivi um saboroso exemplo da terceira situação: a Maria Antônia (13 anos no próximo domingo) minha neta, com desenvoltura inenarrável, realizou uma série de atualizações no iPad de seu avô, com mais sapiência que o Bernardo — o pai que se fazia adornar de orgulho encantado(r) — já há cerca de trinta anos um muito respeitado profissional da área. .
Depois desta fruída protofonia, trago Divórcio intergaláctico, do filósofo Hélio Schwartsman publicado, ontem, na p. A-2 da Folha de S. Paulo. Lateralmente permito afirmar, que em 28 de maio, agradecia ao autor de “O segredo de Avicena” a publicação seu excelente texto Quão real é a física? Respondeu-me que ‘é uma honra figurar em seu blogue’.
A seguir, leiam porque a Cientologia é tão verossímil quanto criar gente de barro.
Divórcio intergaláctico Aproveito a rumorosa separação de Tom Cruise e Katie Holmes para discutir a cientologia, religião do ator que é apontada como motivo principal do divórcio. Inserção [pelo editor do blogue] de uma encenação religiosa de Tom Cruise, fiel da Igreja da Cientologia.
A igreja foi fundada nos anos 50 por L. Ron Hubbard (1911-1986), que, antes de virar sacerdote, ganhava a vida escrevendo histórias de ficção científica. Por ser uma religião nova, ela pena para obter reconhecimento lega — e as vantagens fiscais que isso normalmente acarreta.
Teve sucesso nos EUA e em mais meia dúzia de países, mas encontrou dificuldades em nações como Alemanha, Bélgica, Canadá, França, Grécia e Reino Unido. Na Alemanha, quase teve suas atividades proibidas.
Não há dúvida de que a turma da cientologia acredita em maluquices e faz coisas estranhas. De acordo com documentos que vazaram para o público em procedimentos judiciais, a doutrina secreta da igreja sustenta que, 75 milhões de anos atrás, um ditador intergaláctico chamado Xenu trouxe a nosso planeta bilhões de extraterráqueos a bordo de aviões similares a um DC-8, perfilou-os ao lado de vulcões e os exterminou com bombas de hidrogênio.
Os cientólogos acreditam que a essência de muitos dos seres assassinados por Xenu continua a vagar na Terra, causando desequilíbrio mental nos seres humanos. Como o ditador foi auxiliado por psiquiatras em sua sanha homicida, esse ramo da medicina é rejeitado pelos fiéis.
A minha pergunta é se não estamos sendo preconceituosos em relação aos cientólogos apenas porque seu sistema de crenças é relativamente novo. Objetivamente, não há nada de menos razoável ou verossímil nas histórias envolvendo Xenu do que nas de pessoas sendo criadas por uma entidade superior a partir de barro ou de um pedaço de costela.
O que faz com que o primeiro grupo de crenças seja tratado com desconfiança e o segundo com respeitabilidade e reverência? Por mais que tente, não consigo ver uma diferença.

8 comentários:

  1. Caro Chassot,
    também acho que não há nada que possa desmontar as crenças dos cientólogos. Eles se baseiam em crenças e é difícil desmontar uma crença. Nossas crenças, sejam elas depositadas em doutrinas milenares, sejam em prospecções científicas continuam sendo crenças. Acho que é uma questão de discriminação, afinal de contas, tudo faz parte da cultura construída pelo ser humano.

    Boa semana!

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Somos naturalmente etnocentristas, donos da verdade sendo sempre nosso mundo o correto, a versão certa. Porém não há como deixar de identificar um certo modismo nesta nova religião. Perguntaria até que ponto é autêntica a essência da fé dos seus seguidores. Na hora das enfermidades, na expectativa da morte, geralmente o que vemos são pessoas abandonando suas crenças e seus cultos e clamando por Deus.

    Abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Caro Mestre!
    Como fã de cinema e de ficção científica, fico imaginando como este excelente argumento de Mr. Hubbard ainda não virou filme do genero!
    E até poderiam dar um papel para o apático Tom Cruise na trama!
    Talvez como um dos apáticos extraterrestres!
    Recentemente, eu assisti a algo mais ou menos parecido, o filme PROMETHEUS, do cineasta Ridley Scott.
    O tema da fita é também a origem dos terráqueos!
    Talvez, quando se aposentar, R. Scott resolva também fundar sua seita, a ALIENOLOGIA...
    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Caro Chassot,
    Cientologia, como as demais religiões está cheia de dogmas. Dogmas cuja assertiva é: as coisas são assim porque... são assim. Não se discute. Nada a acrescentar. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  5. Não acredito em religiões que me neguem o direito de falar diretamente com Deus. Acredito menos ainda nas que querem proibir Deus de falar diretamente comigo.
    Abraços, mestre.

    ResponderExcluir
  6. Muito estimado Chassot,
    interessante como os fatos são cíclicos. Não é minha intenção, aqui nesse bloco de comentários, menosprezar e maldizer a crença de outrem.Contudo, muito me intriga o fato de o homem ter esse fascínio pelo místico. Explicar a origem de tudo através de dogmas,alguns deles esdrúxulos, tal como os nazistas que prezavam pelo ocultismo e criam no Vril.

    Com continuada admiração, Cristiano Marcell

    ResponderExcluir
  7. Caro Attico,
    se alguém se toma o trabalho de fuzar um pouco descobrirá que os mormons, por exemplo, tem crenças bem estranhas e não muito diferentes da cientilogia. Ainda qualquer religião cristã nos pede acreditar em coisas não muito diferentes. Por que uma seria pior qu a outra? Tal vez porque por ser mais antigas tem convencido gente suficiente para ganhar prestígio.
    Ocorreme que se dessas religiões podessemos resgatar aquilo que é bom para o conjunto da sociedade (ou humanidade) e deixar o resto como "opcional" no melhor dos casos, de pronto a vida seria mais interesante.

    ResponderExcluir
  8. Prof. Áttico, creio que o que diferencia é o fato de a crença de que nascemos do pó, apesar de serem tomados ao pé da letra por muitas pessoas ainda hoje, para grande parte da humanidade(creio ser a maioria) não passam de narrativas mitológicas de um tempo primitivo em que o homem necessitava explicar sua origem com pouco conhecimento que tinha, já a cientologia parece um enredo mal feito de filme de ficção científica em pleno século 21, que só se sustenta porque seus seguidores tem uma aversão canônica a psiquiatras.

    ResponderExcluir