TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

12.- DA BAHIA À PARAÍBA



Ano 7*** A M A R G O S A - BA ***Edição 2294
Uma segunda-feira com marcas de translado. Às 06h deixo Amargosa, para uma viagem de cerca de 4 horas à Salvador, com uma breve estada em Cruz das Almas, onde está a Reitoria da UFRB. De Salvador vou à Campina Grande onde esta noite, amanhã e quarta-feira tenho atividades.
Hoje, por ter tido atividades no V Encontro de Química da Bahia, até quase 22h, não parece segunda-feira. Hoje pela manhã assisti uma mesa-redonda sobre o PIBID. Após o almoço (carne de sol, é claro) ministrei a segunda sessão de meu minicurso. Às 18h iniciaram os rituais de encerramento com a minha fala, que se espraiou por quase 100 minutos. Fui muito aplaudido. Depois, nos atos de encerramento o Diretor do Centro de Formação de Professores da UFRB, prof. Clarivaldo Santos de Souza, personalizou em mim os agradecimentos a todos os palestrantes, fazendo especial e comovente homenagem, que teve muitos aplausos. Quando se fez o históricos dos EQBA dou-me conta que estive no primeiro: Salvador (2004); segundo: Ilhéus (2006); terceiro: Jequié (2008); e quinto: Amargosa(2012); Não estive no quarto em Barreiras (2010), mas era convidado, mas algo houve, então, que impediu participar.
Autografei vários exemplares de meus sete livros, Agradeço ao José Augusto Junior e a Izadora Pires— da licenciatura em Química — por serem livreiros muito dedicados. Fui convidado a participar de dezenas de fotos. Com uma confraternização se encerrou o V EQBA na UFRB, campus de Amargosa.
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, criada em 29 de julho de 2005, é uma das 14 Lula-Universidades — estas assuntadas na blogada de 14 de setembro deste ano. A UFRB surge do desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia, com sede na cidade de Cruz das Almas, e unidades nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Cachoeira. A UFRB possui um modelo multicampi que tem como objetivo principal explorar o potencial socioambiental do Recôncavo bem como servir de polo integrador regional.
Cruz das Almas com população de cerca de 60 mil habitantes é considerado como um importante centro sub-regional sendo a segunda cidade mais importante do Recôncavo Sul. O município de Cruz das Almas foi criado através da Lei nº 119 de 29 de julho de 1877, desmembrando-se de São Félix. Diz a lenda que o nome Cruz das Almas,faz referência aos antigos tropeiros que passavam pela região que ao chegarem na antiga vila de Nossa Senhora do Bonsucesso, eles encontravam no centro da vila uma cruz defronte a Igreja Matriz onde paravam e rezavam para as almas dos seus mortos. Há também alternativa que o nome possa ser em virtude de os portugueses terem uma cidade portuguesa de nome igual por isso batizou o nome da cidade de Cruz das Almas.
Convido meus leitores para, a partir desta tarde, e por mais dois dias irmos a Paraíba.

8 comentários:

  1. Grande Mestre Chassot como é sempre bom ouvir os seus ditos.Os Baianos se encantaram com certeza com toda sua simpatia e sabedoria, pois como não se encantar com tamanho brilho.Espero por sua próxima vinda à Teresina.E a foto que tirei com o senhor no simpequi ainda guardo com grande carinho.
    Quente abraço!
    Valdelice Cruz

    ResponderExcluir
  2. Muito querida Valdelice,
    que bom nesta minha estância nordestina ler na madrugada a menina que me recepcionou queridamente no Piauí.
    Saudades de então e por tal um afago do

    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. O povo Nordestino, tão esquecido por nossos governantes, e tão castigado pelos fenômenos metereológicos, mesmo assim se mostram sempre carinhosos e acolhedores.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  4. Valter Cezar Andrade Jr

    "Caro Mestre,

    Ontem à noite, tive a oportunidade de conhecer seu encantador blog. Trata-se de um universo, cujas reflexões me fizeram percorrer os mais diversos caminhos de minha alma. Há em seu diário, além das narrativas de sua vida, vida. Há pulsação, o que é belo para um educador. Descobri suas reflexões a partir de uma conversa com Gero Lopes, o qual trabalha na UFRB e me falou da grandiosidade de seu pensamento. Desejo imensamente conhecer ainda mais o universo que povoa o Senhor, Mestre. Paz e bem!"

    ResponderExcluir
  5. Mestre Chassot desculpando a repetição foi um prazer escuta-ló.

    ResponderExcluir
  6. Professor Chassot, sinto-me privilegiada por tê-lo conhecido, o senhor é um mestre, amei fazer parte da equipe de seu minicurso. O senhor é inspirador, humilde, sábio e, principalmente, generoso, por compartilhar os seus conhecimentos conosco aqui em Amargosa. E ainda mais por ser tão gentil em se fazer ponte, ao autografar o livro que presenteei o meu esposo, o professor Gilberto da UFRB. Forte abraço e muitas saudades, apesar do pouco tempo que partiu, o senhor é uma pessoa marcante e inesquecível. Espero revê-lo em outros eventos. Então, até breve.
    Mara.

    ResponderExcluir
  7. Mara, muito querida,
    as saudades são recíprocas.
    Amargosa foi saborosa para mim. Estou quase deixando, depois de cinco dias o Nordeste.
    Saio prenhe de saberes. Tua presença no minicurso e depois com as crianças na palestra são lembranças enriquecedoras.
    Alegro-me te ter como leitora do blogue.
    Um afago carinhoso do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Querido e inesquecível Chassot,
    Sempre envio abraços para você através dos(as) meus(minhas) alunos(as). Com frequência falo de você e das sua escritas. Apesar de ter mudado de área, pretendo quando retornar do doutorado, continuar ministrando aulas na área de Ensino de Química e também contribuir com o mestrado em Química Analítica da UESB.
    Sucesso para você! Percebo que continua brilhando!!!!!
    Saudades!!!!

    ResponderExcluir