TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 1 de março de 2013

01.-¡AGORA, MARÇO!...



Ano 7***      www.professorchassot.pro.br      Edição 2403
E chegamos a março. Na minha época de estudante, e também no início de minha carreira docente — antes do advento da semestralização do período escolar — este mês tinha gosto de inauguração do ano letivo. Havia algo de ano novo, com sabor de material escolar fazendo-se novidade.
Sete de março, dia de Santo Tomás de Aquino, já foi data da aula inaugural nas universidades, onde na programação havia a missa ao Espírito Santo invocando para o ano letivo o dom da sabedoria — o saber com sabor.
O nome "março" surgiu na Roma Antiga, quando era o primeiro mês do ano e chamava-se Martius, de Marte, o deus romano da guerra e como se acenou ontem preside, também a terça-feira. Este sabor de ‘ano novo’ que antes referi é milenar na cultura ocidental. Em Roma, onde o clima é mediterrânico, março é o primeiro mês da primavera, um evento lógico para se iniciar um novo ano, bem como para que se comece a temporada das campanhas militares.
Março no Hemisfério Norte é o sazonal equivalente a setembro no Hemisfério Sul. Por volta de 21 de março, o Sol cruza o equador celestial rumo ao norte; é o equinócio de março, começo da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul. Aqui na região Sul, em termos climáticos, a transição verão/outono brinda-nos com temperaturas mais agradáveis e especialmente, sem os ventos (de finados) marca na primavera.
O ano iniciava em 1º de março na Rússia até o final do século 16. O Reino da Grã-Bretanha e suas colônias continuaram a utilizar o dia 25 de março para iniciar o ano até 1752, no mesmo ano eles finalmente adotaram o calendário gregoriano. Muitas outras culturas e religiões ainda celebram até hoje o Ano-Novo em março.
Em finlandês, o mês é chamado de maaliskuu, que tem origem em maallinen kuu significando o mês terrestre. Isto é porque em maaliskuu a terra começa a aparecer sob a neve derretida.
Historicamente os nomes para março incluem o termo saxão Lenctmonat, dado ao equinócio. Os saxões também chamavam março de Rhed-monat ou Hreth-monath (devido a seu deus Rhedam/Hreth) e os anglos chamavam-no de Hyld-monath.
No calendário judaico, o fim de fevereiro e o começo de março é chamado de adar, o último mês, enquanto que o fim de março e começo de abril é chamado de nisã, e é considerado o primeiro mês.
Assim, vale celebrar esse repetido recomeçar. Vivamos março, façamos de Marte um deus da Paz.

2 comentários:

  1. A princípio sinto-me laureado pelo comentário do nosso amigo Lauro, porém a bem da verdade os louros são do Mestre Chassot que nos fomenta dia a dia sementes do saber. Ontem em nosso "café cultural" roubei do Mestre sua posição e fui o epicêntro da conversa.
    Quanto a importância dos calendários, lembraria que já tivemos até um "fim de mundo" anunciado graças aos Maias.
    Março tambem promete uma grande queda de braço na briga pelos royalties do ouro negro. É triste ver tanto egoísmo entre estados irmãos.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    O ano segue em frente e não vês
    Assim já estamos do terceiro mês
    A idade avança
    E a gente cansa
    Já é o mês de Marte, vejam vocês.

    ResponderExcluir