TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 13 de março de 2013

13.- EM UMA DATA ESPECIAL



Ano 7***    www.professorchassot.pro.br    Edição 2415
Em tempos de globalização internética, retrocedemos quase à Idade da Pedra, lendo sinais de fumaça. ¿Sinal de conservadorismo ou a igreja sabe do encantamento dos ritos? O que foi ontem o juramento de cada um dos cardeais!
Como previsto, ontem a fumaça foi preta! Será hoje o dia de fumaça branca?
Mas, este 13 de março para mim é motivo de uma comemoração muito particular, mas nem por isso menos especial: completo 52 anos como professor. Isto para mim é motivo de muita alegria.
Uma parte das histórias amealhadas nos primeiros 50 anos está em Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto. A publicação é Editora da Unijuí. São mais de 500 páginas e há uma oferta do mesmo em www.professorchassot.pro.br na livraria virtual.
Como já é a sétima vez que este blogue evoca 13 de março de 1961, não vou repetir aqui fiapos de uma singular história que é seminal nesta caminhada que hoje aniversaria. Ela está no livro antes referido, mas a síntese narra que em dezembro de 1960 terminei curso científico; fiz em janeiro de 1961, vestibular na UFRGS para Engenharia. Fui reprovado em desenho. Não consegui desenhar uma parábola, como o exigido, com tinta nanquim.
Esta derrota transmutou-se em vitória, pois me fez professor. Ainda hoje me pergunto: E... ¿seu tivesse passado no vestibular de Engenharia?
Talvez um indicador da oportunidade desta transmutação é o anúncio que reservei fazer nesta data festiva para mim: desde 01MAR13 tenho um vínculo como professor colaborador com Programa de Pós Graduação em Educação do Unilassale — Centro Universitário La Salle em Canoas. Meu oitavo vínculo empregatício como Professor Universitário. Estou feliz e orgulhoso com novos desafios que me envolvem.

10 comentários:

  1. Ainda bem que não passaste para engenharia! Parabéns por mais um ano de dedicação e amor pela docência! Felicidades sempre!
    Um forte abraço da amiga manauara!
    Maquiné

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimada Ana Cláudia,
      obrigado por desde Manaus me acarinhares,
      Com agradecimentos
      attico chassot

      Excluir
  2. Ao Mestre Chassot. te parabenizo por sua força e dedicaçâo .Trago-te um recado. Houve gente que praticou uma boa ação, manda dizer-te que foi porque teu exemplo convenceu.Houve alguém que venceu na vida, e manda dizer-te que foi porque tuas lições permanecera.E ainda em tempo quero te dizer que hoje é dia de fumaça branca, que corre a seu favor. ...Feliz Aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina. Um abraço Ley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ley,
      trazida de Cora Coralina em tua carinhosa mensagem me comove,
      Obrigado

      attico chassot

      Excluir
  3. Maktub, o universo conspira nossos destinos. Mendel era de origem humilde, e para prosseguir seus estudos entrou ainda rapaz para o monastério tornando possivel suas pesquisas. A genética tem no seu pai um abnegado. Alguns de nós vieram para somar, para construir um ser humano melhor. Assim vejo Attico Chassot, com a veia do filósofo e a abnegação do professor, trabalha, vive, respira por um ser melhor.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito atencioso Antonio Jorge,
      Maktub, realmente acho que estava escrito.
      Agradeço reflexivo tua homenagem.
      Com admiração

      attico chassot

      Excluir
  4. Querido Attico,

    parabéns mais uma vez por teu fracasso como engenheiro, que possibilitou-nos a construção do educador que és e que tanto nos encanta.

    E hoje, teremos novo Papa? Certamente, há beleza no ritual, ainda que voltemos aos "sinais de fumaça".

    Grande abraço. Com afeto.

    Paulo Marcelo

    ResponderExcluir
  5. Limerique

    Era um professor de vasta carreira
    Que havia nascido ali na fronteira
    Pois com muita paciência
    Alto farol da ciência
    É exemplo da cultura brasileira.

    ResponderExcluir
  6. Querido Paulo Marcelo,
    meu insucesso no vestibular de Engenharia é um bom exemplo daquilo que nos acena o 'pensamento mágico': "Há males que vem para o bem!".
    E.. aguardemos mais fumaças para hoje nossedutores rituais medievos.
    Com gratidão pelo teu sempre atento carinho,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Muito estimado Jair!
    Cheguei ensaiar um Limerique para dizer muito obrigado.
    Rendo-me ao meu vate do cotidiano.
    Fico nestas mal traçadas linhas que expressam quanto estou sensibilizado,
    attico chassot

    ResponderExcluir