TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 12 de julho de 2013

12.- NO DIA SEGUINTE...(DES)ILUSÕES

ANO
7
Livraria virtual em
WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR
EDIÇÃO
2498

Não tenho (e não sei se há) um balanço mais denso do dia de ontem. Para a interrogação que encerrava a última edição ¿Será este 11 de julho de 2013 um dia da dimensão de um 7 de setembro de 1822 ou 7 de abril de 1831? A resposta é certamente ‘Não’. Foi (talvez) mais um sonho que se esboroou.
Nesta quinta-feira ouvi a “Voz do Brasil”. Poderia chamar-se a “Voz da Ilha da Fantasia”. No primeiro segmento (a parte do executivo) não houve segundo de menção de manifestações que houve no Brasil no dia 11JUL13.
Mas, algo deve ter sobrado. Se pudesse sintetizar o alvo das críticas diria que são de protestos contra os políticos corruptos e contra o capitalismo.
Há propósito do segundo dos alvos trago, na contramão da história, excertos de uma notícia que está na Folha de S. Paulo desta terça-feira:

Universidade oferece curso para difundir comunismo Um plano para propagar o comunismo está em curso na região de Ouro Preto, berço da Inconfidência Mineira —movimento que há 224 anos se rebelou contra a opressão de Portugal à colônia.
Ali a doutrina avança sem guerras nem luta de classes, mas por um programa de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, que propaga ideias comunistas a estudantes e moradores do interior mineiro desde 2012.
O programa do chamado Centro de Difusão do Comunismo da UFOP tem cunho abertamente ideológico, porém, deixa de lado a apologia da revolução contra o Estado.
O perfil dos alunos tampouco lembra o de revolucionários engajados. A maioria é composta por moças de classe média baixa e estudantes de serviço social de olho no mercado: esperam que a teoria marxista tenha valia na profissão que escolheram.
No último dia 29, em Mariana (MG), o centro oferecia o curso "Relações Sociais na Ordem do Capital". Ligado à escola de serviço social, o professor Alexandre Arbia criticava a "avalanche neoliberal" e as centrais sindicais.
Coordenador do Centro de Difusão do Comunismo, André Mayer, filiado ao PCB, diz que a iniciativa permite aos participantes "colocar a sociedade em xeque".
"É uma proposta muito clara de buscar as contradições dessa sociedade e transformá-la", afirma.
Esta notícia impensável na década de 70 do século 20. Eu, por exemplo, quando fiz mestrado então, não estudei uma linha de Marx. O fato de o comunismo ter sido desacreditado não significa que o capitalismo não esteja, cada vez mais, se mostrando desacreditado, também. Ele continua a ser um sistema muito injusto, assim como o marxismo continua a ser um valioso instrumento crítico dessas injustiças.
O valioso no marxismo é ser ferramenta eficaz para o diagnóstico do capitalismo. É verdade que descobrimos que esse é o sistema mais eficiente, talvez mesmo o único capaz de garantir prosperidade para um número imenso de pessoas. No entanto, há grandes custos humanos embutidos nessa cada vez mais discutida eficiência. 

4 comentários:

  1. Limerique

    Quando entre "Ismos" há comparação
    Ambos mostram que o outro é negação
    Num exploram o homem
    Noutro seus direitos somem
    Mas nós sabemos que ambos têm razão.

    ResponderExcluir
  2. Uma curiosidade sobre Marx, o pai do comunismo e da justiça social, já casado com Jenny Von Westphalen, traçou a empregada da família a moçoila Helena Demuth e com ela teve um filho. O Don Juan da foice e do martelo apelou para seu amigo Engels que assumiu a paternidade. Mesmo assim a criança foi criada em um terceiro lar a troco de, imaginem, retribuição financeira. Como tenho dito o capital sempre foi, e sempre será a desgraça da humanidade.

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Grande Mestre Chassot: É lamentável cada dia mais me supreendo estamos vendo todos os dias uma revolta popular aumentando graças aos males da desigualdade social,promovida pelo capitalismo exarcerbado.. Um forte abraço. Ley

    ResponderExcluir
  4. Bóra visitar a Casa do Povo, professor? Hoje é o último dia da ocupação, estaremos amanhã, como desde o 1 dia, no aguardo dos funcionários do povo.

    ResponderExcluir