TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

05.— DUAS CHARGES E.... UMA CHARGE

ANO
 8
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2531


Nesta quinta-feira, cumpro os rituais da blogada semanal. Entre esta e a blogada hebdômada anterior, houve três edições extras (sexta-feira, sábado e quarta-feira); destas a sabática foi momentosa. Teve um dos recordes de visitação e um número sem precedente de comentários (quase 30). Recebi algumas mensagens muito pessoais que deixo de publicar para resguardar privacidade.
Aqui e agora, agradeço a cada uma e cada um daqueles que aditaram comentários, alguns prenhes de muito afeto e exagero acerca de meus fazeres e da importância dos mesmos.
Não endosso a maioria das criticas dirigidas à instituição que me demitiu. Ela agiu com extrema coerência com politicas de avaliação de docentes da Pós-graduação. Se erro houve, não foi o de me demitir, e sim, o de me contratar. Eu não mudei em quatro meses. Mas, considero o assunto vencido. Afinal o mês de desgosto passou.
Trago um comentário acerca de algo que sei que não é de minha competência. Até recordo a recomendação de Apeles ao pintor, que envaidecido com a aceitação da crítica que fizera às fivelas das sandálias em uma obra, recomenda também consertos no manto que havia no quadro: “Oh Sapateiro, não vás além das chinelas!”
Os dois chargistas de Zero Hora pautaram o mesmo tema na edição de ontem. A espionagem que o governo estadunidense tem feito em assuntos e pessoas do Brasil. Mais pontualmente, aquelas que foram/são direcionadas à Presidente da República.
Impliquei com a charge do Marco Aurélio e também com a do Iotti. Uma e outra estão ilustrando esta blogada.
Fui ao Priberam: charge s. f. [Brasil] Ilustração ou caricatura de caráter humorístico. Quanto à forma uma e outra das peças respondem ao que se espera de uma charge. Provavelmente a maioria dos leitores ‘riram’ — ação verbal esperada a uma charge —, eu faço quase a cada dia, ao ler jornal.
Pois ambas me desagradaram. Belisquei-me. Estou sendo moralista, algo que me jacto nunca ter sido. Aqui, uma ressalva, pensava encontrar uma acepção pejorativa para moralista adj e s m+f (moral+ista1 Que, ou quem escreve sobre moral. 2 Que, ou quem preconiza preceitos morais.
Independente de dicionarização, não venho aqui pregar moral. Faço restrições às charges que reproduzo.
A da direita, de Marco Aurélio é marcadamente machista. As mulheres trazidas à contestação de Obama a sua mulher são ‘mais palatáveis a espionar’ que Dilma, pois são mais bonitas. Ou seja, vale apenas a mulher-objeto. Assim, ao homem parece que o admirável em uma mulher é apenas o corpo. Também se infere que Michele é uma imbecil, pensando que marido espiona a presidente com busca de prazeres sexuais. Este palpitante assunto não teria charge de tão baixo calão se a presidência da república do Brasil fosse exercida por um homem.
A da esquerda, do lápis de Iotti, outro reconhecido chargista, além de machista é de mau gosto, pois faz bulling com aspectos corporais da presidente da república. Aqui parece não fazer diferença se a mulher caricaturada fosse a Prefeita de Cacimbinhas ou uma doméstica, uma professora, uma prostituta, uma pastora evangélica. Certamente o artista não exporia assim sua mãe.
Por um acaso, enquanto ruminava esta blogada, em uma sala de espera, chegou a meu conhecimento, pela primeira vez o ‘Diário de Canoas’. O tema da charge de Sinovaldo, que só conheci hoje, é o mesmo que as duas charges comentadas. Vale a pena ver uma charge inteligente e de bom gosto.
Aceito a crítica que fui além das chinelas. Talvez, em meus comentários tenha laborado em equívocos.
Com um convite para espraiamento à blogada de ontem quando trarei mais uma das perguntas do The 20 big questions in Science. Amanhã uma tentativa de comentar outra pergunta: 11.- O que há de tão estranho sobre números primos?

5 comentários:

  1. Limerique

    Estão nos espionando os do norte
    Uma espionagem robusta de porte
    Talvez descubram mazelas
    E como nos livrar delas
    Sendo assim, estamos com sorte.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Professor Chassot,
    parece que o senhor está vendo pelo em ovo.
    Será que a leitura machista não está sendo feita pelo senhor?
    Mestre não vá além da Educação nas Ciências . isto o senhor entende. Mas...
    Apeles dos Pampas

    ResponderExcluir
  3. Como ja disse Laraia, rimos das mais variadas formas e pelos mais variados motivos nos quatro do mundo. Alem disso nossos amigos chargistas enfrentam o mesmo mal sofrido pelo Mestre recentemente, precisam vender seus produtos. E o que vende nem. Sempre e o que presta

    ResponderExcluir
  4. Atento Mestre Chassot,
    discordo frontalmente da leitura obtusa do auto alcunhado Apeles dos Pampas.
    Ontem mirei as duas charges na Zero Hora. Não soube ter os olhos de lince que senhor teve. Hoje quando o li, vi quanto fui ingênuo.
    Obrigado por nos ajudar aqui, a quase cada dia, ler melhor o mundo. Isto se chama também fazer alco.
    Já aguardo voraz o assunto dos números primos.
    A admiração do
    Laurus Loureiro Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Laurus concordo integralmente com a defesa do Mestre. So nao comentei pela falta de indentidade, consequentemente tambem falta de autenticidade do comentario

      Excluir