TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 12 de março de 2014

12.— UMA INQUISIÇÃO PÓS-MODERNA PARA ATEUS


ANO
 8
www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO
 2710

Ainda nas aulas desta segunda-feira, ao comparar Religião e Ciência (assunto trazido na edição deste blogue daquele dia) celebrava vivermos novos tempos em que ‘ateu não era mais definido em palavras-cruzadas como homem mau com quatro letras’. Ledo engano. Ontem, encontro na imprensa esta notícia: Vereador pede exoneração de assessora por ela ser ateia.   Esta manchete não tem sua origem em um país fundamentalista religioso, mas procede de uma Câmara de Vereadores, de um dos estados que se jacta ser ‘um dos mais politizados do Brasil’.
O vereador do PMDB Alex Dotti, 39 anos, de Antônio Prado (RS), pediu da tribuna a exoneração da assessora de imprensa Renata Helena Ghiggi por ela “não acreditar em Deus”. A cidade, com cerca de 13 mil habitantes, fica a 184 km de Porto Alegre. Em seu primeiro mandato, Dotti, um representante comercial, foi eleito com 355 votos.
A Associação de Ateus e Agnósticos (ATEA) encaminhou uma representação ao Ministério Público do Rio Grande do Sul. Segundo a instituição, houve crime de discriminação religiosa.
“Em que pese exista a imunidade do parlamentar no exercício das funções, entendemos que a prática dos   crimes de racismo/discriminação previstos na Lei 7.716/89 não estão protegidos pela imunidade, pois não há qualquer conexão com a prática desses crimes com o nobre exercício da atividade parlamentar'', diz a ATEA.
 “Eu peço a exoneração da Assessora de Imprensa e a troca urgente, por que a Câmara de Vereadores e a cidade de Antônio Prado é uma cidade de fé. É isso que eu penso e eu acredito que quem não acredita em Deus, pode não acreditar, mas não deve divulgar, representando uma entidade como a Câmara de Vereadores'', afirmou Alex, na sessão de 4 de fevereiro deste ano.
“Eu sou ateia e nunca escondi isso de ninguém.'' Renata nega que utilize o cargo para defender suas posições pessoais. “Não uso a minha função para isso. Mas tenho o cuidado de não privilegiar nenhuma religião em detrimento de outras. Brigo pela laicidade do Estado.''
O vereador, que é do PMDB, tentou justificar o seu posicionamento também pelo ponto de vista dos apoios partidários, como do PT, que administra a cidade.   ''Até na nossa cidade o nosso vigário fez campanha aberta para o PT, então não acredito que possa existir agora alguém contratado pelo PT que seja contra Deus, que não acredite em Deus e divulgue isso para todo mundo''.
Queiram os deuses e os demônios e também as bruxas e duendes que a simpática Antônio Prado não inspire inquisidores pós-modernos. Vade retro, Alex Dotti!
A integra da ATA Nº 729/2014 da SESSÃO ORDINÁRIA, 04 de Fevereiro de 2014 pode ser lida em www.camaraaprado.com.br/UPLarquivos/260220141026013.pdf

2 comentários:

  1. É mais ou menos o que sempre comento, muito se fala em matéria de preconceito, pouco se avançou na realidade. O preconceito permanece guardado em cada íntimo, cada um a seu modo,uns mais outros menos. O que nos falta é uma boa dose de autocrítica sincera. Todos somos preconceituosos, porque ser preconceituoso é se achar melhor em alguma coisa em relação ao seu semelhante, e essa comparação é inerente a raça humana.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Prova cabalística do quão preparado são os eleitos para representarem o povo na sua casa(parlamento: casa do povo). Com todo respeito a este cidadão, mas precisaria, antes, se alfabetizar com respeito a alguns conceitos. Saber minimamente distinguir "laicidade", "fé", "religião"...Ou que vá vender qualquer coisa na rua. Não sabe, não fale. Falei.

    ResponderExcluir