TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 22 de abril de 2014

22. — POR CÉUS NUNCA DANTES NAVEGADOS


ANO
 8
WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR
EDIÇÃO
 2751

No último dia 13, perguntei aqui: “Você já foi à Goianá?” Contava, então, do equívoco que laborei, pensando que houvera engano na passagem que havia sido me remetida. Lera como destino: Goiânia. Estava certa a correspondência: era Goianá.
Pois, eu esta manhã deixo Porto Alegre rumo a Campinas e de lá vou à Goianá. Meu destino final não é o pequeno município de Minas Gerais, com população de cerca de 3,6 mil habitantes no qual está localizado parte do Aeroporto Regional da Zona da Mata, o aeroporto Presidente Itamar Franco.
Vou a Juiz de Fora com cerca de 550 mil habitantes, alcunhada de a “Manchester mineira”, pois houve época em que seu pioneirismo na industrialização a fez o município mais importante do estado — sendo que suas origens remontam a época do Ciclo do Ouro, portanto confundem-se com a história de Minas Gerais. A cidade é também conhecida como a “Atenas de Minas” pelo valor que atribui às artes e como me informa o meu colega o juiz-forano José Luis Novaes: “O berço da Liberdade”.
A Wikipédia me faz conhecer que a provável etimologia do nome do município, emancipado de Barbacena por volta de 1850, seja uma referência a um juiz de fora, magistrado nomeado pela Coroa Portuguesa para atuar onde não havia juiz de direito, que se hospedou por pouco tempo em uma fazenda da região, passando esta a ser conhecida como a Sesmaria do Juiz de Fora.
Juiz de Fora, na segunda metade do século 19, foi um importante entreposto comercial para a mercadoria escrava, tanto pelo estado desenvolvido de suas lavouras cafeeiras quanto por sua posição geográfica privilegiada na Zona da Mata. Mesmo muito tempo depois do fim do tráfico internacional de escravos o comércio de escravos de Juiz de Fora tinha forte vinculação com o Rio de Janeiro.
Em 1858, a cidade recebeu a primeira leva de imigrantes europeus: 1162 colonos alemães foram contratados para trabalhar como arquitetos, engenheiros, artífices, agricultores e outros. A cidade continuou recebendo imigrantes nos anos seguintes, aumentando consideravelmente a população livre.
A economia de Juiz de Fora se modificou radicalmente no final do século 20 com a construção na cidade da primeira unidade da Mercedes-Benz fora da Alemanha. Vista da cidade: seu contorno é predominantemente montanhoso.
Nesta cidade, serei acolhido na tarde de hoje, por uma não juiz-forana, a Professora Cristhiane Cunha Flôr, de cuja banca de doutorado participei, em dezembro de 2009, na UFSC, hoje, ela é professora da Universidade Federal de Juiz de Fora.  Na UFJF devo cumprir esta agenda:
22/04 - terça feira
19h: Palestra: Das disciplinas à indisciplina. Para professores na Universidade, Professores na Escola Básica, estudantes de graduação e pós graduação.
23/04 - quarta feira
08h: Roda de conversa com estudantes da pós graduação que participam dos grupos de estudos GEDUQ e Contextos.
10h: Visita ao Centro de Ciências da UFJF.
14h: Banca de Defesa de Dissertação da Patrícia Maria de Azevedo Xavier.
Tenho retorno previsto na manhã de quinta-feira.

2 comentários:

  1. Minas Gerais me lembra, também, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), primeiro herói nacional e primeiro a lutar no processo de Independência do Brasil iniciado com a Inconfidência Mineira. Um dos primeiros a sofrer da (im)parcialidade da justiça, uma vez que, por coincidência, foi o mais desprovido de bens e riquezas daqueles líderes do movimento.
    Saúde mestre e uma boa estada. Privilegiados são todos que se farão presente nas sua lições declamadas poeticamente. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Por aqui em nosso Rio de Janeiro continuamos em ritmo de carnaval. Já explico, tivemos a quinta-feira santa, ponto facultativo, sexta-feira santa feriado nacional, sábado, domingo, segunda-feira, Tiradentes, feriado nacional, terça feira, ponto facultativo estadual, e finalmente quarta-feira dia de São Jorge, feriado estadual, quinta-feira, tal qual no carnaval volta tudo ao normal já no aguardo de um primeiro de maio intercalado com uma sexta-feira.
    País rico é assim mesmo...

    ResponderExcluir