TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 27 de junho de 2014

27.- ANTROPOFAGIA, RELIGIÃO & FUTEBOL


ANO
 8
Livraria virtual em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2817


Para não dizer que não falo de copa, assunto algo significativo. Nestes dias de overdose de copa, aproveito este dia de abstinência de jogos, depois de 48 partidas, para falar de outro jejum.
Assim, não vou falar da exageradíssima punição sofrida pelo Luís Soares, jogador Uruguai; ele apenas ressuscitou hábitos ancestrais dos humanos: antropofagia. Isso que não se sabe qual o tamanho do naco que tentou saborear. É risível a corrupta Fifa, querendo dar lições.
Aliás, o esporte uruguaio tem uma história antropofágica que virou filme e livros: O Voo Força Aérea Uruguaia 571, mais conhecido como Tragédia dos Andes ou Milagre dos Andes (El Milagro de los Andes). Um voo fretado que transportava 45 pessoas, incluindo uma equipe de rúgbi, seus amigos, familiares e associados que caiu na Cordilheira dos Andes em 13 de outubro de 1972.
Mais de um quarto dos passageiros morreram no acidente e vários sucumbiram rapidamente devido ao frio e aos ferimentos. O último dos 16 sobreviventes foi resgatado em 23 de dezembro de 1972, mais de dois meses após o acidente.
Os sobreviventes tinham pouca alimentação. Diante da fome e notícias reportadas via rádio de que a busca por eles tinha sido abandonada, os sobreviventes alimentaram-se dos passageiros mortos que haviam sido preservados na neve.
Mas nesta copa há uma questão religiosa interveniente com alimentação. Certamente a poderosa Fifa não ousará alterar o quarto dos cinco pilares do islã preceituado no Alcorão.
A fase de mata-mata da Copa do Mundo coincide com o início, amanhã, do ramadã e os jogadores muçulmanos devem decidir se vão aderir ao jejum religioso, com duração de um mês, que começa no fim de semana.
França, Alemanha, Suíça, Bélgica, Argélia e Nigéria estão entre as seleções que possuem jogadores muçulmanos, que devem optar se vão se submeter ao período de 30 dias de jejum e reflexão. Durante o ramadã, o nono e mais sagrado mês do calendário islâmico, espera-se que todos os muçulmanos adultos e sadios deixem de comer e beber durante a luz do dia.
Esse cenário poderia causar estragos no caso de atletas de elite, com dietas cuidadosamente controladas, especialmente nas condições úmidas e quentes nas quais alguns jogos têm sido disputados no Brasil.
Agora, crê e jejua, ou...

2 comentários:

  1. Mestre Chassot, confesso que achei a punição até branda ao nosso Hannibal da vida real. Acredito que até os seus companheiros de time, pelo menos por um tempo, respirarão aliviados por não ter que compartilhar com o "dentadinha" o mesmo chuveiro.

    ResponderExcluir
  2. Comei-vos uns aos outros!

    Esta tal FIFA sem percepção alguma
    Não entendeu o contexto da trama
    Se e quando desaparecer esta bruma
    Capaz de descortinar esse drama

    Uruguaios antropófagos tradicionais
    Fazem do futebol somente o motivo
    Pra satisfazem suas fomes carnais
    De comer uns a outros ainda vivos.

    Suares num gesto apenas normal
    Sem parecer comensal agressivo
    Fez na Copa uma estreia dental
    Deglutindo um pequeno aperitivo.

    Contudo nas manchetes do jornal
    Foi tratado como canibal abusivo.

    ResponderExcluir