TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

29.- ACERCA DE FÉ E RAZÃO


ANO
 9
Livraria virtual em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2911

Depois de em 10 dias ir e voltar duas vezes à Amazônia (Manaus e Macapá) e uma vez ao Araguaia, uma semana mais tranquila que se encerrará como o EDEQ em Santa Cruz do Sul. A tranquilidade se esboroa no vivermos a tensão da pré-eleitoral. Mas esta tensão é ônus — ou bônus — da democracia.
A marca maior do domingo foi ler jornais em suporte papel que se acumularam em minha ausência. Ali encontrei um texto, que adiante comparto com meus leitores. Primeiro, um registro especial desta segunda-feira. À tarde, antes de meu esperado reencontro com o grupo da Universidade do Adulto Maior, participo de uma banca de qualificação.
Mariana Ardenghy, do Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão, submente a qualificação sua proposta de dissertação: “A avaliação como instrumento formativo e de inclusão nas aulas de Educação Física do 6º ano de uma escola publica de Porto Alegre”. Participam comigo a orientadora Prof. Marlis Morosini Polidori e Prof. Alexandre Scherer; uma e outro, autoridades de destaque na formação de educadores físicos.
Brindo a seguir um texto publicado na Folha de S. Paulo, em 23SET. Seu autor é João Pereira Coutinho, escritor português e doutor em Ciência Política. É colunista do 'Correio da Manhã', o maior diário português. Mestrandos do Centro Universitário Metodista do IPA, da URI de Frederico Westphalen e do Unilasalle conhecem este autor pelo seu magnífico texto “Batalhas Verbais” (publicado neste blogue em 12SET2012), que analiso nas oficinas de escrita. Hoje ele está aqui com mais um texto polêmico. Vale conferir. E mais, vale fruir a argumentação.
Será que Deus existe? Deus não existe, afirmou o cientista Stephen Hawking, de passagem pela Espanha. Em entrevista a um jornal de "nuestros hermanos", Hawking repetiu a tese de que o Universo se criou a partir do nada e que o ser humano acabará por saber tudo sobre tudo no futuro sem precisar de uma ajuda celestial.
Longe de mim contestar Hawking: o homem é um gênio, dizem, e com os gênios não se brinca. Embora me pareça bizarra a declaração de um cientista — repito: de um cientista, não de um vulgar mortal — de que o futuro será assim ou assado em matéria de conhecimento humano.
Karl Popper (1902-1994), um dos mais importantes filósofos da ciência do século 20, mostrou como essa crença é ridícula (e até anticientífica). Motivo óbvio: o conhecimento é uma aventura em aberto. O que significa que aquilo que saberemos amanhã é algo que desconhecemos hoje; e esse "algo" pode mudar as verdades de ontem. Como?
Derrubando velhos dogmas e inaugurando novas perplexidades. Sempre foi assim — o imprevisto é um dos atores principais na história da ciência. É razoável presumir — presumir, não afirmar categoricamente– que sempre assim será.
Um cientista que diga como vai ser o futuro, sem obviamente conhecer todos os fatores que irão moldar esse futuro, não é um cientista. É um charlatão.
Como Karl Marx (1818-1883), por exemplo, um dos alvos preferidos de Popper e da sua crítica ao "historicismo". Marx pretendia fornecer aos homens as "leis científicas da história": um processo de luta entre classes que acabaria por derrubar o sistema capitalista, conduzindo à "ditadura do proletariado" e a uma sociedade comunista.
Como é evidente, as leis "científicas" de Marx nada tinham de ciência. Eram meras profecias, marcadas por uma radical indeterminação, que nem como profecias se cumpriram: a revolução não emergiu "inexoravelmente" em países capitalistas (como a Inglaterra); ela foi violentamente imposta em antros de pobreza e atraso industrial, como na Rússia campesina e analfabeta de 1917.
Mas voltemos a Deus: será que Ele existe? Ou devemos curvar-nos perante a sapiência do prof. Hawking e abandonar essas ilusões primitivas?
Uma boa forma de responder à pergunta encontra-se na entrevista notável que o filósofo Keith DeRose, professor na Universidade Yale e um declarado agnóstico, concedeu ao "New York Times".
É impossível resumir aqui a complexidade da conversa. Mas é possível chegar ao ponto capital dela: quando existe uma imensa maioria de pessoas que acredita na existência de Deus, é preciso um argumento poderoso (e definitivo) para demonstrar o seu contrário.
DeRose nunca encontrou esse argumento, apesar de conhecer o mais clássico de todos eles: como conciliar a existência de Deus com a presença do Mal no mundo? O filósofo não perde tempo com a resposta, claro. Mas um conhecimento vago da discussão teológica através dos séculos mostra como a existência de Deus não anula necessariamente o livre arbítrio das suas criaturas.
Isso não significa, logicamente, que DeRose recusa a posição ateia e aceite a posição teísta. Pelo contrário: os argumentos cosmológicos avançados racionalmente pelos teístas — tudo tem uma causa; Deus é a causa das causas etc. — também não convencem o autor pela sua fraqueza, digamos, circular.
Em que ficamos, então?
Simples: em lado nenhum. Ou, dito de outra forma, Deus não é uma questão rigorosamente filosófica. E discutir a sua existência (ou inexistência) em termos filosóficos (leia-se: "racionais") é um diálogo de surdos, que tentam falar racionalmente sobre um assunto do qual não possuem qualquer prova.
Ou então é um diálogo de cegos, que insistem em descrever a paisagem que imaginam ter à frente.
Deus é uma questão de fé — esse mistério e, para muitos, essa graça. E a "fé" é um assunto ligeiramente diferente de equações matemáticas ou observações de telescópio.
Um cientista que não entende isso não é apenas um ignorante em matéria religiosa. É sobretudo um ignorante em matéria científica. 

3 comentários:

  1. Acrescentando uma pitada de senso de humor, os que dizem que Deus não existe, certamente não necessitaram interagir com nossa justiça...

    ResponderExcluir
  2. Cada um no seu quadrado

    Tudo que a mente concebe existe
    Se concreto ou não, pouco importa
    Mais real será se ao tempo resiste
    Se, não, resta apenas letra morta.

    A ciência é concreta e deus não é
    O “deus” Stephen Hawking insinua
    Ciência é letra, crer é questão de fé
    Nada mais que verdade nua e crua

    Só não vamos misturar estações
    Uma explica e a outra dogmatiza
    Exime-se de responder questões
    Porque religião não faz pesquisa.

    Entretanto se existirem senões
    É a ciência que suará a camisa.

    ResponderExcluir
  3. Gigante Mestre Chassot: Eta tema polêmico, a ciência faz seu caminho degrau a degrau,acumulando conhecimento e assim sempre continuará séculos a séculos. Agora para os iluminados se não podemos provar a existência de Deus, também não podemos provar a sua não existência. É apenas uma questão de fé, para mim há só uma certeza. Gênesis. Cap 1 até 31. Um abraço Ley.

    ResponderExcluir