TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

13.- AINDA A PREMIAÇÃO COM O NOBEL



ANO
 9
Livraria virtual  em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2925

Nesta segunda-feira, volto ao tema — o prêmio Nobel — que monopolizou atenções na semana passada e nesta semana terá uma sequência. Na edição do último sábado apresentei os nomes dos ganhadores (com as nacionalidades) dos cinco prêmios Nobel, distribuídos na semana passada e também as justificativas dos diferentes comitês da Fundação Nobel para a outorga. Vimos então que em Física foram três homens; Química, também três homens; Medicina, dois homens e uma mulher; Literatura, um homem; e Paz, um homem e uma mulher. Assim em 2014 foram premiados 10 homens e duas mulheres. O Nobel de Economia de 2014 deverá ser anunciado dentro de três dias.
Dizia então que olhando os dados totais de premiações e os números atribuídos a mulheres — e se considerarmos o Prêmio um razoável indicador — o título do livro: A Ciência é masculina? É, sim senhora!  continua adequado.
O número que ganharam o Prêmio Nobel é muito pequeno de mulheres. Elas são apenas 17 entre os laureados nas Ciências (duas em Física, quatro em Química e onze em Medicina ou Fisiologia) Destas 17, apenas 3 prêmios foram atribuídos exclusivamente a mulheres. Então, em um universo de 575 premiados, há menos de 3% de mulheres premiadas. Vale lembrar que prêmio pode ser individual ou dividido entre dois ou três escolhidos (na situação de três premiados um pode receber a metade e outros dois um quarto ou cada um dos três um terço).  A tabela seguinte é uma síntese dos três prêmios na área das Ciências:
Pode-se observar que das 17 mulheres que ganharam o Nobel, seis receberam no século 21. A última mulher que ganhou sozinha foi em Bárbara McClintok, em Medicina, em 1983.
Mas não é só a Ciência que masculina. Nas outras três modalidades de prêmios Nobel temos:
O Prêmio Nobel de Literatura treze mulheres entre 107 laureados.
O Prêmio Nobel da Paz já foi concedido 95 vezes entre organizações e pessoas, dentre as quais 16 mulheres já foram premiadas.
O Prêmio Nobel de Economia – o único mais recente, pois, diferentemente dos cinco outros, que iniciaram em 1901, este começou em 1969 – em 2009, pela primeira vez premiou uma mulher (Elinor Ostrom, nascida em 1933 nos Estados Unidos) junto com um homem.

2 comentários:

  1. Mesmo que as mulheres não estejam representadas nestes prêmios por razões que conhecemos ainda constituem papel fundamental na ciência e em todos setores da sociedade. A ciência é masculina com um sensível toque feminino.

    ResponderExcluir
  2. O que dizer de uma humanidade onde até Deus é homem?

    ResponderExcluir