TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 28 de outubro de 2014

28.- BLOGUE UM ARTEFATO CULTURAL PARA (DES)POLITIZAR.


ANO
 9
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2940

Por oito dias, eleições foi assunto exclusivo aqui. Abertura do tema foi na outra segunda, com a blogada 20.- MUDAR, PARA NÃO MUDAR que bateu todos os recordes de compartilhamentos (para usar uma palavra da moda) com o maior número de acessos dentre as quase 3 mil edições nestes mais de oito anos de meus blogares. Houve, talvez mais de 2 mil acessos; em 20/OUT foram 561; seguiu sendo ainda mais intensamente acessada toda a semana. Mesmo que houvesse dado os créditos de parte do texto, em mais de uma oportunidade, fui considerado como autor de inteiro teor. A propósito: o gráfico da reconfiguração da pirâmide de classes sociais no Brasil, que foi chamada por alguns de a ‘pirâmide do chassot’ não é de minha autoria. Disse, em mais de uma vez, que a fonte foi a Folha de S. Paulo.
Preciso destacar que destas oito edições fiz chamada no Facebook o que dá outra dimensão aos acessos. Houve edições inteiras compartilhadas.
Pretensiosamente acreditei que se fez aqui alfabetização política, na dimensão brechtiana. Na blogada de domingo publiquei um texto de Bertold Brecht sobre o analfabetismo político. A série eleições concluiu seu ciclo ontem com 27.- UM BANQUETE COM TEMPEROS DESAGRADÁVEIS Agradeço a cada uma e cada um dos meus leitores a tolerância daqueles que aceitaram nestes dias uma leitura de posições antípodas às suas. Sou grato especialmente àqueles que divergindo trouxeram, aqui, comentários substantivos. Agradeço não ter tido o destino de Anaxágoras.
Acredito que independente de distanciamentos de diferentes matizes políticos dos leitores cumpriu-se a proposta. Sei que alguns textos foram levados a salas de aula ara discussões. Isto ganhou mais sentido porque houve edições que não trouxeram nenhuma marca partidária, apenas análises políticas.
Nesta terça, por exemplo, discuto com meus alunos da disciplina Ética, Sociedade e Meio Ambiente a questão: descriminalizar o aborto: sim ou não? O texto que foi publicado no dia 21, terça, é uma das sugestões de leitura para em favor do sim.
Este comentário mais extenso acerca das últimas oito blogadas, talvez seja intempestivo. Afinal, já foram muitas as blogadas que tiveram matiz político. Também estas de agora não serão as últimas. É provável que esta postagem de hoje, se justifique pela dimensão do momento e pela adesão, mais contextualizada, ao momento histórico do Brasil. Talvez, ela seja produto de uma ressaca inebriante (ou, seria entorpecente) das tensões de todo esta semana, mais precisamente de ontem, onde as horas de 17 às 20 foram para quase enfartar. Amanhã nos lemos noutro tom. 

2 comentários:

  1. Penso que política é isso: Dialogar, estimular ideias, respeitar posições divergentes. Compreender o processo e, principalmente, desmistificar os conceitos. Parabéns pela "alfabetização política", coragem ao tocar em temas polêmicos e elegância intelectual que apenas os mestres são capazes. Avante, por um Brasil cada vez melhor para todos. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Ágora agora é virtual, chama-se ao debate todos na melhor demonstração de democracia. Poder divergir e trocar impressões com mente tão privilegiada enriquece o espírito. Já comentei anteriormente que a humildade do Mestre em respeitar a opinião alheia é o diferencial de sua sapiência.

    ResponderExcluir