TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 28 de junho de 2015

28.- RESCALDO DE SEMANA FRUTUOSA


ANO
 9
EDIÇÃO
 3054
Este último domingo do semestre, que quase encerra este extenso junho, enseja um rescaldo desta semana frutuosa que se esvai. Faço isso com brevidade.
Um dos destaques foi ter assistido, na última segunda, dentro do Fronteira do Pensamento, a conferência de Jimmy Wales, um dos mais destacados empreendedores da internet, pioneiro em wiki – nome genérico para websites colaborativos – e visionário da tecnologia. Referido pela Forbes Magazine como “uma celebridade da web". Em 2001, juntamente com Larry Sanger e outros, fundou a Wikipédia, a maior enciclopédia on-line colaborativa internacional com conteúdo aberto e gratuito. O projeto, que é o quinto site mais popular do mundo, possui mais de 30 milhões de artigos, escritos por voluntários, em 280 idiomas.
Nas aulas de Teorias do Desenvolvimento Humano, na segunda e terça discutimos o livro A Ciência é masculina? É, sim senhora! que despertou muita atenção das turmas da manhã e da noite do curso de Licenciatura em Música.
A quarta, quinta e sexta foram de três de saberes e sabores trazidos em quatro falas dirigidas especialmente a professoras e professores indígenas, quilombolas e do campo no bojo da JORNADA CUIABANA DE ENSINO DE QUÍMICA COM CHASSOT: O FAZER/ENSINAR CIÊNCIAS NA DIVERSIDADE na UFMT, que contei aqui na edição da última sexta. Antes de deixar a Capital do Mato Grosso, o Eduardo Mueller presenteou-me um estar com mítico professor Vavá, cuja casa é um original museu de arte naif pantaneira contemporânea. Foram momentos indizíveis.
O retorno foi marcado por quatro voos Cuiabá / Campo Grande / Maringá / Curitiba / Porto Alegre. Como todos são menores de 50 min, não ensejam as necessárias dormidas. Sodoku tornou-se um amenizador do maçante sobe/desce que me entregou no começo do sábado à minha Morada dos Afagos.
Ainda na segunda, na aula da Universidade do Adulto Maior, elaboramos a carta, que permitiu a tessitura da blogada LAÇAÇO EM UM MACHISTA na última terça-feira. Esta edição mereceu dois comentários antípodas um do Jair Lopes, de Florianópolis, SC e outro do Antonio Furtado, de Niterói, RJ, que merecem ser catapultados para a esta edição. Aquele poetou um soneto-acróstico; este assumiu o papel de advogado do diabo, absolvendo o exorcizado prêmio Nobel. Há um excelente exercício da diversidade, na constatação quanto um e outro têm consistentes argumentos em direções opostas.
Soneto-acróstico À igualdade

Machos e fêmeas sempre iguais serão
Assim os concebeu a sábia natureza
Contestar aquele evento da evolução
Há que manter a discriminação acesa.

Infenso à igualdade, machismo grassa
Seja na arraia miúda, ou entre nobéis
Toda essa gente defecando na praça
Apedeutas idiotas vão fazendo papéis.

É lamentável que isso aconteça ainda
Burrice da mais peçonhenta qualidade
Uma vez machista, seu respeito finda.

Richard Timothy Hunt e a bestialidade
Rei do besteirol que mundo prescinda
Opositor da integração e da igualdade.
Como o Advogado do Diabo. Caro Mestre Chassot, permita-me a audácia de incorporar o advocatus diaboli e defender o laureado cientista. Não vejo as afirmações do mesmo com os mesmos olhos de nossa ferrenha crítica. Acredito que a mesma, não sei até que ponto inocentemente, deturpou o real sentido. Vejo as palavras do intelectual muito mais um elogio as mulheres do que como uma crítica, e digo mais, até compartilho de sua opinião, pois inegavelmente a beleza feminina nos inebria e muitas das vezes nos desvia atenção. E isso é tão verdade que comerciais de tv, recepcionistas, aeromoças, grandes vendedoras etc. são lugares de belas mulheres. Como diria Vinicius "Me perdoem as feias, mas beleza é fundamental."

 Um muito bom domingo a cada uma e a cada um. Nele, também, vou celebrar o aniversário de meu querido neto Pedro, filho do André e da Tatiana, que amanhã dia de São Pedro, faz seis anos.

5 comentários:

  1. Acróstico

    Àqueles de opinião contrária a minha
    Dirijo estas palavras com sinceridade:
    Interpretação opositora não é daninha,
    Vivemos num universo de diversidade.

    Esperar o contraditório me convinha
    Respeito quem opina noutros sentidos
    Seja em qualquer tema qualquer linha
    Inclusive à contestações dou ouvidos.

    Devemos respeitar advogado do diabo
    Aquele que nadando contra a corrente
    Diverge do óbvio e não esconde o rabo
    E no final até o mediador fica contente.

    ResponderExcluir
  2. Confesso não ter a maestria com as palavras que nosso poeta tão bem pincela superando-se a cada evento. Mas espero não ter passado opinião machista, não foi essa minha intenção. Todo e qualquer preconceito deve ser execrado. Atrás de radicalismos a história nos ensinou duras lições. Ensinou e ainda ensina. Ratificando minha postura, lembro a todos que a mulher em sua doce existência sempre esteve por detrás de tudo. O mundo é delas, nós somos delas, e delas viemos. Do jardim do mundo são as flores, do universo são as estrelas, do alimento o tempero.
    Um bom domingo a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estimados Jair e Antônio,
      que bom que não busquemos a Verdade. As religiões têm Verdades (permanentes). Nós temos verdades provisórias. Assim não cabe dizermos o Jair tem razão ou o Antônio tem razão.
      Preciso afirmar que a carta que fizemos na Universidade do Adulto Maior não foi assinada por todos, pois houve quem não concordasse com a professora da PUCRS e reconhecia (como o Antônio) que o Nobel britânico não pisara na bola.
      Se este fosse um assunta na alçada das religiões, se o Antonio estivesse certo, o Jair estaria errado; e vice-versa.
      Muito obrigado por serem parceiros competentes neste blogue.
      A estima e a admiração do
      achassot

      Excluir
  3. Fiquei feliz em "pegar uma carona" de um dia nessa semana frutosa. Chassot, foi muito bom reencontrá-lo em Cuiabá! Também adorei encontrar Mariuce, Salete, Elane e os professores de Tangará/Barra do Bugres! Voltarei para SE amanhã, mas já estou sentindo saudades. Parabéns as organizadoras da JORNADA CUIABANA DE ENSINO DE QUÍMICA COM CHASSOT: O FAZER/ENSINAR CIÊNCIAS NA DIVERSIDADE Edinéia - UFS (Néia)

    ResponderExcluir
  4. Mestre, é sempre muito bom estar contigo. Iniciamos nossa caminhada agora em direção as coisas que podemos aprender na Educação do Campo. Estou particularmente feliz com essa escolha, e isto me motiva muito. Obrigado pela sua disponibilidade, sempre! O Vavá já foi avisado do afagos. Abração.

    ResponderExcluir