TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

19.— 35º EDEQ uma edição de sucesso.


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3093

Primeiro um proêmio acerca da edição passada. Um leitor muito querido escreveu, a propósito de referência ao inventor da eletricidade: Estou curioso para ler o que você está engendrando sobre Benjamin Franklin. Vale a pena ler o comentário do polímata Luis Otávio Amaral, professor da UFMG que tem expertise em História e Filosofia da Ciência. Antecipo, que vi que o pai da ideia da operação que muito fizemos neste domingo: adiantar relógios para economizar energia elétrica é o aristocrata senhor de olhar severo nas verdinhas de 100 dólares. Ben Franklin, em viagem a Paris, em 1784, percebeu que as pessoas acendiam velas para ficarem acordadas até mais tarde, mas não acordavam assim que o sol nascia. Foi aí que surgiu a ideia do horário de verão, para economizar velas, pois a eletricidade ainda não fora inventada. Temos bons assuntos para catalisar edições futuras.
Permito-me nesta penúltima segunda-feira de outubro trazer um assunto que foi significativo sábado. Quando em 24 de julho se anunciava aqui a realização do 35ª Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, reportei-me à primeira edição em dezembro de 1980 quando ocorreu o primeiro EDEQ, na PUC de Porto Alegre.
Contara então, que desde que realizamos nos dias 2 e 3 de outubro de 2014, o 34º EDEQ na UNISC, em Santa Cruz do Sul vivêramos uma preocupação: encerramos o encontro sem saber onde nos encontraríamos em outubro de 2015, para o 35º EDEQ. Usualmente, há disputas entre as instituições para sediar a próxima edição. Já houve situações de designarmos instituições para os dois anos seguintes. Desta vez não tivemos sucesso nas petições. Desde outubro de 2014, fizemos tentativas. Depois de muitas discussões, optamos que neste difícil 2015 faríamos um evento menor em apenas um dia.
No sábado que passou aconteceu mais um EDEQ. Graças aos esforços competentes e dedicados do colega Marcus Eduardo M. Ribeiro, doutorando em Educação em Ciências e Matemática – PUCRS e outros colegas e diversos apoios institucionais reunimos no colégio Marista Rosário, mais de meio milhar de participantes do Estado e de algumas outras unidades da federação como SC, PR, SP, MG, MT, AM. Aliás, um EDEQ muito feminino, pois de cada quatro participantes 3 eram mulheres.
Prof. Edni Oscar Schroeder na conferência de encerramento Foto de Aniele Valdez
Marcados por um tema central: Da universidade à sala de aula: os caminhos do Educador em Química, tivemos três conferências: na abertura: A formação de professores na perspectiva do processo de empoderamento pelo Agnaldo Arroio (USP); a tarde: Programas de Iniciação à Docência proferida pelo Hélder Silveira (UFUberlândia); e no encerramento: Educação Química e a segurança alimentar por Edni Oscar Schroeder (CONSEA-RS).
Houve ainda 4 sessões de temas em debates, dois painéis e apresentação de cerca de 150 trabalhos, divididos em 19 sessões orientadas diversas temáticas.
Houve um fórum extraordinário de ex-coordenadores dos EDEQs anteriores no qual foram geradas duas decisões:
A primeira: a criação de um fórum permanente para, entre outros fazeres, gerir a realização dos próximos eventos. Uma comissão provisória formada por Maurivan Güntzel Ramos (coordenador) Marcus Ribeiro, Bruno Pastoriza, Judite Wenzel e Attico Chassot.
 A segunda definição da sede e coordenação dos próximos quatro EDEQs: 36º (2016) UFPel e IF-Sul, em Pelotas, coordenado por Bruno Pastoriza; 37º (2017). ULBRA, Canoas, coordenado por Joel Cardoso; 38º (2018), FURG, Rio Grande, coordenado por Aline Dorneles: 39º (2019) UNIVATES, Lajeado coordenado por Jane Herber.
Aquelas e aqueles que no Rio Grande do Sul buscam trazer para a Educação Química um espaço de disseminação de ações marcadas por resultados de reflexões coletivas de educadores consolidaram, neste 17 de outubro, propostas muito relevantes. Já estamos expectantes por nos reencontramos em outubro de 2016* na simpática Princesa do Sul.
=====================
* Corrigido para 2016 em função do alerta do Prof. Luís Otávio Amaral: Parece haver um lapso na chamada do reencontro: Princesa do Sul é Pelotas. Ou não? Se for Pelotas, onde nasceu minha avó materna, o reencontro para o 36o. ENEQ será em 2016; não em 2017.

Um comentário:

  1. Grato pela referência. Imerecida, o que se desculpa pela longa e profunda amizade do blogueiro e do comentador quase bissexto.
    Gostei de saber que se realizou o 35o. EDEQ. Mesmo com duração reduzida. Mas aconteceu.
    Parece haver um lapso na chamada do reencontro: Princesa do Sul é Pelotas. Ou não? Se for Pelotas, onde nasceu minha avó materna, o reencontro para o 36o. ENEQ será em 2016; não em 2017.
    Ou será que, além de adiantarmos 1 hora, obra da entrada em horário de verão, radicalizamos e adiantamos logo 1 ano? Eu não quero perder o que resta de 2015 e tenho boas expectativas para 2016. Que 2017 aguarde pacientemente na fila.
    Voltando à referência ao meu comentário, duas pontuações: 1) Bons, muito bons os poemas do Jair. 2) Não houve ainda nenhuma manifestação de milionários dos EUA e - ainda - não chegaram os desejados retratinhos de Benjamin Franklin. Continuo no aguardo.
    Abraços. Votos por uma excelente semana. Para você, para as tribos Chassot e Knijnik, para os leitores e leitoras.
    Tavinho

    ResponderExcluir