TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

15.—A surpresa de ser um personagem de ficção


ANO
 10
A G E N D A 2016 em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3137

Quase ao ocaso deste janeiro, tive uma surpresa. Meu muito querido amigo e colega Carlos Augusto B. M. Normann conferiu-me honra e me fez personagem de um texto de ficção. Acredito que é a vez primeira que me é conferida esta distinção. Fiquei desvanecido.
O Guto, mestre em Biologia pela Unicamp, é professor e músico, de vez em vez, oferece textos — ou melhor: tecidos, como ensina Roland Barthes — que nos encantam pelo narrar saboroso, marcado por fértil imaginação.
Há dias escreveu:
Ao ler o blogue do grande amigo e mestre Attico Chassot, vi que o mesmo esteve pela Romênia lá pelo dia 19 de janeiro. Só fico imaginando um encontro entre o mestre e outra figura acadêmica ilustre, porém fictícia, o holandês MD, PhD Abraham Van Helsing. Tá quem colocou o Tico e o Teco pra funcionar, deve lembrar que Van Helsing é o nêmesis do conde Drácula na cinematografia clássica. Quem botar mais um pouco pra funcionar os neurônios, se dá conta que a Transilvânia, terra do chupador de sangue, fica na Romênia... Daí imagino a coisa, como redijo abaixo uma fictícia blogada do mestre Chassot:
O texto completo está em:
Uma muito boa leitura a cada uma e cada um. Ao Guto dois agradecimentos. Um, pela beleza de suas tessituras, marcadas por uma ficção arguta; outro, pela oportunidade de ver-me, pela primeira vez, catapultado a um personagem ficcional.

3 comentários:

  1. Mestre Chassot!
    Não é qualquer um que pode ter um encontro como descreve o Prof. Carlos Augusto por meio de um belo texto, ou como citas Barthes, um primoroso tecido gutiano.
    Minha admiração ao dois (Guto e Chassot) ou aos três: junto Van Helsing.
    Laurus Loureiro Lima

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Guto,
    tu como bloguista sabes que as apreciações atraves de comentários são raras. Remeto-te esta de L L L um comentarista bissesto, usualmente bastante crítico.
    A frequência de leitores está bem acima da média ~~ 260, às 17h30min, quando de maneira usual chega a 200 por dia nesses meses de janeiro e fevereiro. Hoje todos os méritos são teu,
    a admiração do
    achassot

    ResponderExcluir
  3. Grande mestre Chassot,

    Essa experiência está me motivando a repetir a experiência de mesclar realidade e ficção, colocando pessoas amigas em situações similares àquela do encontro com Van Helsing... é só a oportunidade mostrar seu rosto e teremos nova interface da ficção com a vida dita real.

    Grande abraço,

    Guto

    ResponderExcluir