TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 9 de julho de 2016

09.- Exaustos-e-correndo-e-dopados

ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3187
Para este fim de semana permito-me recomendar a coluna de Eliane Brum, no El País/Brasil que em Exaustos-e-correndo-e-dopados na qual ela nos alerta que temos nos esforçado livremente e com grande afinco para alcançar a meta de trabalhar 24X7. Vinte e quatro horas por sete dias da semana. Nenhum capitalista havia sonhado tanto. O chefe nos alcança em qualquer lugar, a qualquer hora. O expediente nunca mais acaba. Já não há espaço de trabalho e espaço de lazer, não há nem mesmo casa. Tudo se confunde.



2 comentários:

  1. Meu caro Chassot
    A dica é primorosa, uma excepcional reflexão de Eliane Brum, a qual passei a admirar desde uma entrevista assistida sobre o comportamento humano no Provocações do Abujamra em 2012. Muito pertinente sua argumentação para nos darmos conta do nosso envolvimento no atual cenário. Uma grande pedida sim para o final de semana.
    Grande abraço a você e à querida Gelsa.
    JB

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo ESCLARECEDOR texto. Mais, para mim o texto do semestre pela importância. Lembrei Etienne La Boétie ao refletir na sua afirmação sobre a "Servidão Voluntária": somos manipulados (Adorno), reproduzindo a LÓGICA do sistema predominante, em que mantém os povos como sendo verdadeiros servos modernos, pós-modernos...Penso: Enquanto não pensarmos fora da "caixa" do sistema materialista seremos eternamente engolidos por esta perversa lógica absurda do fetiche da mercadoria.Faz-se necessário pensar e agir a partir da ideia do comum e do finito.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir