TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

14.- A Ciência é masculina? É, sim senhora!

--
ANO
 11
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3207

Nesta quinta-feira vou pela terceira vez a UFPR-Litoral em Matinhos, no Paraná, para atividades instigado pelo mote: A EDUCAÇÃO é a nossa praia.
A UFPR Litoral, Setor da Universidade Federal do Paraná, promove a educação superior no litoral do Paraná visando o desenvolvimento humano e local. Instalada em Caiobá, no município de Matinhos, suas ações chegam aos sete municípios litorâneos e se estendem ao Vale do Ribeira, regiões que historicamente foram desacreditadas e ainda apresentam grande fragilidade social e econômica. O projeto UFPR Litoral se tornou viável pela parceria entre a Universidade Federal do Paraná, os Governos Federal e Estadual, com o apoio das prefeituras locais.
Vou participar da II Semana Acadêmica de Licenciatura em Ciências e da I Semana Acadêmica de Licenciatura em Educação do Campo com Ênfase em Ciências da Natureza que está ocorrendo no período de 12 a 16 de setembro. Na noite desta quinta-feira faço uma de minhas palestras mais polêmicas e também das mais solicitadas: A Ciência é masculina? É, sim senhora! Já a proferi em praticamente todos estados do Brasil e em outros seis países. O livro homônimo — que subsidia minha fala — lançado em 2003 e no ano passado começou a circular a 7ª edição atualizada.
Partindo do princípio de que não somos sociedades machistas por acaso, são analisadas três vertentes que nos constituíram como humanos no mundo ocidental: a grega (os mitos e a filosofia), a judaica (cosmogonia e a torá) e a cristã (Apóstolo Paulo e outros doutores da Igreja Cristã). Discute-se as (des)contribuições destas três raízes que nos fizeram assim. A Ciência não é uma exceção e também a filosofia, a arte, a religião e o esporte evidenciam marcas machistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário