TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

05.- Em Araquari não por maracujá nem por BMWs.


ANO
 11
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3212
Nesta quarta feira irei pela primeira vez a Araquari, em Santa Catarina. Como há duas semanas (quando fui à Blumenau) vou a Navegantes e então me desloco à cidade que teve definida sua criação por ato da assembleia da Província de Santa Catarina, em 1851: Art. 1º - O território compreendido entre os rios Cubatão e Itapocu, no Município de São Francisco, fica desmembrado da Paróquia de Nossa Senhora da Graça para formar uma nova freguesia, com a invocação do Senhor Bom Jesus do Paraty, precedendo as licenças do ordinário na forma da Constituição do Bispado. Chama atenção a vinculação Civil a preceitos da Igreja Católica Romana. Quase 100 anos depois (1943) a Assembleia Legislativa constitui a freguesia de Bom jesus de Parati no município de Araquari [Em Minas Gerais existe o município de Araguari].
Adicionar legenda
O município no litoral catarinense tem cerca de 25 mil habitante é conhecido como a capital do Maracujá. Mais recentemente há outro destaque.
A Bayerische Motoren Werke AG (BMW), fabricante alemã de automóveis de luxo e motocicletas, construiu uma fábrica de automóveis na cidade. A BMW fabrica automóveis e motocicletas em 29 cidades distribuídas em 14 países e a unidade fabril catarinense é a 30ª do grupo em 14 países e a primeira na América do Sul. A fábrica catarinense completou na última sexta-feira (30 de setembro) dois anos operação em território brasileiro. Neste período, as linhas de produção da fábrica produziram aproximadamente 24 mil veículos das marcas BMW e MINI, destinadas tanto ao mercado nacional quanto à exportação.
Mas não viajo a praiana cidade nem por maracujás e nem por BMWs. Vou campus de Araquari do IF Catarinense para participar da I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. À tarde ministro o minicurso: “De saberes primevos a saberes escolares, com a mediação de saberes acadêmicos”. À noite profiro duas palestras: 19h às 20h30min: “O que é ciência, afinal?” e 21h às 22h30min: “Das disciplinas à indisciplina”. Na manhã de quinta retorno a Porto Alegre.

Um comentário:

  1. Alguém irá aguardar o mestre guiando uma BMW e um saboroso suco de Maracujá?
    Em FW o mestre,por vezes é conduzido por uma FERRARI 1975 ainda em atividade...
    Que Araquari também entra para a lista de privilegiados não há dúvida.
    Abraços

    ResponderExcluir