TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 15 de janeiro de 2017

15.- Agora, mais uma vez Paris!

ANO
 11

FÉRIAS 02/24
EDIÇÃO
 3247

Chegamos a Paris. Das várias travessias transatlânticas que fiz nestes quase 30 anos de viagens a Europa, esta foi minha primeira que não teve aquela morosa e chata passagem por Guarulhos (ou pelo Galeão). Deixamos Porto Alegre, num sábado muito quente que no entardecer ameaçou temporal. Já era 22h40min quando partimos. A viagem foi muito boa, até porque as milhas acumuladas permitiram um upgrade para classe executiva quando compramos ainda em agosto. A noite foi de bem dormir depois de janta com vinhos portugueses. Chegamos à Lisboa depois um pouco mais de 10 horas de voo, às 11h (no horário de Brasília 9h). Depois de 2,5 horas voamos Lisboa/Paris, onde chegamos em um voo de 2h20mim. Era 17h30min (em BSB 14h30min) pois estamos, pois estamos —3 horas BSB).
Já noite escura e a temperatura de 1ºC. Havia um chuvisqueiro frio que se esperava se convertesse em neva, pois sr anunciava a chegada de ima fonte fria vinda da Rússia.
Quando de mais uma chegada à Paris, não há como não evocar a minha primeira viagem em julho de 1989, que descrevi um pouco na blogada de ontem. Como neste domingo, então, Paris foi ponto de chegada. A França festejava, há 28 anos, o Bicentenário da Revolução Francesa 1789/1989. O primeiro contato pela primeira vez estava na Europa e vivia plenamente meu ser eurocêntrico.
Então o primeiro encontro com cidade de Paris se deu quando o trem que nos trouxe do aeroporto nos deixou na rue Gay-Lussac, que para um professor de Química era significativo. Foram dias de emoções muito fortes, para alguém como eu que era professor de Química.
Neste relato de um domingo que foi mormente de viagem, há muito pouco a acrescentar. Com votos de uma boa semana, espero amanhã um relato mais sumarento

Um comentário:

  1. Na terra da Torre, Chassot revive história e memória. Como é bom ter mais do que um lugar para pensar, ter um locus para sonhar, esperar e fazer. Daqui, amigo Attico, do calor com chuva sorocabanos/SP, nosso abraço de realização pela amizade que nos une. Cá estou me deliciando com "A Ciência é masculina? É, sim senhora!" Comentarei a respeito, oportunamente. Estamos contigo. Élcio e Dri.

    ResponderExcluir