TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 6 de março de 2017

06 — Alexandra Elbakyan, a Robin Hood da Ciência

ANO
 11
LIVRARIA VIRTUAL em
mestrechassot.blogspot.com
EDIÇÃO
3273


Recebi de meu colega Jarbas Santos Vieira, da UFPel, uma chamada para um texto de Giuliano Aluffi,  publicado na edição em língua portuguesa do jornal espanhol El Pais. Pelo seu significado compartilho com os leitores deste blogue.
A Robin Hood da ciência internacional tem 28 anos, se chama Alexandra Elbakyan, é de origem cazaque e licenciada em informática. É, acima de tudo,  uma pirata da informática que luta pelo livre acesso universal aos estudos científicos.
Cinco grandes editoras — Reed Elsevier, Springer, Wiley, Blackwell, Sage e Taylor & Francis — publicam cerca da metade de estudos realizados em todas as universidades do mundo. E os blindam, como “xerifes de Nottingham”, diz, atrás de custosas barreiras de pagamento – até 40 dólares por artigo – que impede a consulta de estudantes e pesquisadores que não possuem recursos. A solução que Alexandra lançou em 2011 é o Sci-Hub.cc: um site que disponibiliza gratuitamente todos os tipos de estudos. Agora, a revista Nature, apesar de que em teoria é sua inimiga, a incluiu na lista das 10 pessoas mais importantes para a ciência em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário