TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

15.— Conjectura de Goldbach


 

ANO
 12
LIVRARIA VIRTUAL em
Www.professorchassot.pro.br  
EDIÇÃO
3316
Preparo o texto para a edição que circula neste fim de semana, nesta sexta-feira, durante o primeiro trecho dos voos Cuiabá/Congonhas/Porto Alegre. Na viagem de vinda, na terça-feira, o trecho Congonhas / Cuiabá se fez fugaz pala ‘muito útil’ conversa com o advogado porto-alegrense Aquiles Nuñes. Nestas quarta e quinta feiras vivi dois dias sumarentos em Cuiabá, no Campus Boa Vista do IFMT na IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Na noite de quarta, fiz a palestra ‘Acerca da utilidade dos saberes inúteis’ muito inspirado no que relato na blogada anterior. Foi emocionante ser aplaudido longamente por mais de 500 pessoas que se puseram de pé — dentre as quais muitos alunos ensino médio.
Na tarde de ontem houve uma enriquecedora Roda de Conversa com mestrando do Programa de Pós-Graduação UniC/UFMT acerca de alfabetização científica.
Na noite de ontem, ne mesmo cenário da noite de quarta, para o mesmo público e com mesmo brado ‘fora Temer’ com o punho esquerdo cerrado e levantado fiz a palestra ‘Para formar jardineiros para cuidar do Planeta’ que foi tão ou mais aplaudida como a da noite anterior.
Nas três falas houve autógrafos em livros, muitas fotografias e gostosa confraternização com alunos, funcionários e professores do IFMT. Valeu ter estado já a quarta vez no Mato Grosso este ano e aguardar estar, uma vez mais, na primeira semana de outubro.
Depois deste preâmbulo o assunto que está na manchete.
Quando criança, no grupo de amigos e especialmente entre os irmãos havia um não explicito ‘código de ética’. Claro que não conhecíamos tão imponente denominação. Um dos pontos que vigia solene e irrefutável era: “Promessa é dívida! ”
 Nas duas últimas edições acenei promessa de comentar aqui o excelente Tio Petros e a Conjectura de Goldbach do escritor grego Apostolos Doxiadis. Hoje, desejo honrar minha dívida.
Quando leio livro, uma pergunta recorrente é acerca da eleição de minha leitura. Agora estou lendo, o massudo e instigante Sapiens: uma breve história da humanidade. Atualmente é livro de não ficção mais vendido no Brasil. A primeira edição brasileira é de 2015, a minha é a 25ª. De vez em vez estou agradecendo a indicação da Carla.
Tio Petros e a Conjectura de Goldbach foi uma excelente sugestão de Luís Rafael Santos, chefe do Departamento de Matemática da UFSC Campus de Blumenau, quando no aeroporto de Navegantes comentava minha preferência por números primos.
A história começa em 1742, na correspondência entre Christian Goldbach e o famoso matemático suíço Leonhard Euler, foi formulada a seguinte questão: "Todo número inteiro par, maior que 2, pode ser representado como a soma de dois números primos".
Hoje, mais de 250 anos depois, a Conjectura de Goldbach tornou-se um dos problemas mais intrigantes da Matemática. Mesmo já tendo sido testada empiricamente até 1014, ninguém jamais conseguiu provar que a afirmação é válida para todos os números inteiros maiores que 2 e, recentemente, até um prêmio de 1 milhão de dólares foi oferecido a quem for capaz de demonstrá-la.
DOXIADIS, Apostolos, Tio Petros e a Conjectura de Goldbach – um romance sobre a história da Matemática. (Tradução de Cristiane Gomes de Riba) São Paulo, Editora 34,168 p. 14 x 21 cm, 2001 - 1ª edição; 2010 - 2ª edição ISBN 978-85-7326-197-4

 Este romance é a história de Petros Papachristos, um genial matemático grego, que dedicou sua vida a desafiar o enigma. Olivier Sacks, muitas vezes presente neste blogue, fez uma admirável síntese, que está na quarta capa do livro: "Uma conjectura matemática insolúvel por dois séculos; um tio gênio que enlouqueceu tentando resolvê-la; uma relação ambígua com seu sobrinho aspirante a discípulo; e uma acurada observação do ser humano fazem de Tio Petros um romance engraçado, encantador e, para mim, irresistível."
Sir Michael Atiyah, matemático vencedor da Fields Medal (equivalente ao Prêmio Nobel da Matemática) assim sintetizou o livro na mesma quarta capa: "Um livro brilhantemente escrito, uma história de detetive de grande charme, que realmente capta o espírito da pesquisa matemática." Já John Nash, Prêmio Nobel de Economia bem define Tio Petros: "Um retrato fascinante de como um matemático pode cair numa armadilha mental ao devotar seus esforços a um problema demasiadamente difícil."Quando leio algo da biografia de Apostolos Doxiadis um escritor grego nascido em 1953 (64 anos) em Brisbane, na Austrália mas criado na Grécia. Aos 15 anos, com um trabalho original de Matemática, foi aceito na University de Nova Yorkdou me conta da validade de minha defesa que a ‘história dos autores dá vida aos seus textos’. Fez pós-graduação na École Pratique des Hautes Études; mais tarde voltou-se para o cinema e a literatura.
Outro detalhe que influi em mim é ter conhecido pessoalmente os cenários descritos. Assim, Doxiadis com sua sumarenta narrativa, me fez voltar gostosamente à Grécia, pela segunda vez, no último abril.
Avalizado por estas experiências arvoro-me fazer sugestão a meus leitores: conheçam tio Petros, chamem o sonho com a busca dos dois números primos da conjectura de Goldbach. Desrecomendo buscar prova-la.

Um comentário:

  1. Muito bom dia, amigo Chassot! Se é tua a recomenda de não provar tal conjectura de Goldbach, o que, permita-me traduzir para os campos literários e de vínculos como sendo a genuína e boa provocação, não o farei, até pela razão de sequer ser da área. Mas, lendo tua blogada, alimento meu acompanhar tuas viagens pelos cantos da Terra, aqui já o disse mais de uma vez. Que os aplausos e os autógrafos sejam fartos, sustentando tua fala tão necessária, particularmente, em tempos "Temer-ossos" (osso duro para roer), aterrorizantes e pouco esperançosos. Que o teu braço erguido represente a insatisfação e a indignação, também, dos que lá não estão presentes, mas que se unem no brado, no sentimento e na disposição de acreditar: um dia, o monstro de pés de barro também ruirá em meio à própria sujeira que criou. Desta quente Sorocaba, hoje, um glorioso sábado que aguarda novas chuvas, nosso abraço carinhoso e de vínculos sólidos, porque aqueles líquidos já se fazem em profusão por aí. Mas, daqui, receba o aperto da amizade e da admiração! Élcio e Adriana.

    ResponderExcluir