TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

22.- Mais uma vez é Natal


ANO
 12
LIVRARIA VIRTUAL em
Www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3330



Sim... é mais uma vez Natal. Mas a cada ano ele muda tanto. Sei que somos nós que mudamos. Claro que há um tempo eu não diria que “a fé não dá respostas, só impede perguntas!” Porém, para crente ou incréu há muitas modificações.
A noite de 24 de dezembro era uma noite muito especial. Passava-se o dia montando o presépio, que ocupava a metade da sala. A árvore ou pinheirinho não era muito valorizado. Ele era colocado numa lata de transportar querosene, com água à qual se adicionava um comprimido de ‘melhoral’, se dizendo então, que com tal prática a árvore ficaria viçosa até o dia de Reis, 6 de janeiro, dia de desmontar o presépio;
Na montagem do presépio se procurava reproduzir a Belém de nossas fantasias, onde havia além de lagos (uma gamela com água ou um espelho), igrejas cristãs, fogueira e céu estrelado. Havia angolistas que moviam o pescoço que eram muito maiores que boi que com seu hálito quente aquecia a manjedoura onde estava o menino Jesus. Só os mais velhos – e eu era o mais velho dos filhos – podiam se envolver na montagem do presépio.
A ilustração desta edição é a representação de um artesanal presépio produzido por indígenas mexicanos, adquirido em 2007, quando estive em um congresso em Queretaro, MEX e desde então faz parte da decoração da sala principal da Morada dos Afagos. É muito provável que não exista data que amealhe evocações de tantas (des)ilusões como a noite de hoje. Estas embalaram (e se esboroaram), não raro, na história na cristandade data mais aguardada do ano na maioria de meus leitores.
Elas podem ser desde a ameaça de uma varada do Papai-noel por desafinar (situação comum a maioria dos canoros) a ‘Noite Feliz’ em alemão (Stille Nacht! Heilige Nacht!) até ver a sonhada Monark azul embaixo da árvore (mesmo sabendo que o presente seria compartido com mais três irmãos, onde havia um que se adonaria, pois era aquele que sabia andar sozinho). Há muito a evocar, mas talvez, por ora é melhor embalar silêncios.
Assim a blogada de hoje se faz silente para deixar aflorar lembranças e sonhar que estas tragam alegrias para a noite do dia 24. Nela crentes ou não crentes no mistério de um Deus se fazendo homem repetem emocionados aquele que também é o meu desejo para cada leitora ou leitor:
FELIZ NATAL

4 comentários:

  1. Desejamos a todos(as) leitores deste blog tão preenchedor e compartilhador de nossos sonhos e lutas. Um sempre feliz Natal e Feliz Ano Novo. Abraços fraternos (jorge, alana, Lorena e Larissa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito queridos Jorge, Alana, Lorena e Larissa,
      um quarteto baiano especial,
      obrigado por disseminarem votos de fazer de sonhos realidades

      Excluir
  2. Penso que, nestes tempos de facilitações e predominância das "coisas" mercantilizáveis, o sentimento natalino está muito mais próximo de uma determinada 'melancolia depressiva'. Ausência se SENTIDO. Apesar disso...Um felicíssimo natal, querido mestre!!!!
    Giovana, Lúcia, Luvander e Vanderlei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito queridos Giovana, Lúcia, Luvander e Vanderlei, um quarteto que me faz saudades em Frederico Westphalen, obrigado pelos partilhamentos das alegrias das festas,
      saudades

      Excluir